Goles Velho Mundo

Motivos para você servir espumante nas festas do seu fim de ano


Postada em 07/12/2021 às 11:14
Por Glaucia Balbachan


As festas de fim de ano estão chegando e bons espumantes não podem faltar na hora do brinde. Esse tipo de vinho é sempre presença marcante e esperada no Natal e Réveillon.

É a bebida oficial das celebrações que manifesta alegria, leveza, frescor, sabor e elegância. Seja Brut ou Rosé, a escolha de um espumante para essas ocasiões é sempre certeira!

A versatilidade dos espumantes é ideal para as diversas receitas servidas nessa época do ano, desde petiscos e entradas até pratos principais e sobremesas.

Produzidos em quase todo o mundo, esse tipo de vinho é elaborado geralmente com duas uvas, a Chardonnay e a Pinot Noir nos métodos charmat ou clássico. E alguns espumantes trazem sua Denominação de Origem, em que se destacam o Prosecco, na Itália, o Cava, na Espanha e o Champagne, na França.

O Caviste João F. Clemente escolheu um kit de borbulhas para você brindar as suas festas de fim de ano com estilo:

Kit Espumantes Caviste Natal 2021

1 – Cava Castelfino é espanhol da região de Penedés. A Denominação de Origem (DOC), Cava é a única no mundo que não é restrita a uma única região geográfica especifica continua abrangendo, várias sub regiões geográficas diferentes e não contínuas nos distritos da Catalunha, Valência, Aragón, Navarra, Rioja e o País Basco.
Este nosso exemplar vem da Catalunha, em especial de Penedés o berço do Cava na Espanha que exige fermentação pelo método tradicional (champenoise) em que a segunda fermentação que gera as bolhas (perlage) seja feita na garrafa.

Nosso Castelfino é um Cava de de gama de entrada, porém muito bem feito, com um corte das uvas autóctones regionais de Xere-ló e Macabeo que resulta num espumante extremamente agradável de tomar, de corpo leve para médio, com notas de maçã verde, notas de fermentação (pão, brioche) típicos do método tradicional. Fresco, vibrante, seco, muito boa acidez, perlage fina, fácil de agradar e com boa relação PQP (Preço x Qualidade x Prazer).

2 – Bojador Extra Brut, este Português de elaboração orgânica vem da região do Alentejo e com ele galgamos alguns degraus. As principais regiões produtoras de espumantes em Portugal são Távora-Varosa (entre o Dão e Douro) e a Bairrada, porém se encontram bons espumantes também na região Tejo e no Alentejo, como este aqui.

Por fazer sua segunda fermentação na garrafa pelo método tradicional, as borbulhas são muito finas e persistentes, formam um bonito colar de espuma na taça. Bem cítrico, uma característica da uva Arinto aqui usada 100%, frutado, aprece um certo toque mineral no final de boca que pede a segunda taça e algumas mais! Por ser extra-brut, apresenta-se mais seco que o Cava Brut e mostra bom volume de boca, ótimo espumante de celebração.

3 – Guy Allion Cremant do Loire, safrado, 2016, demos mais um salto! A grande maioria dos espumantes no mundo não são safrados, são um blend de diversas safras, então quando safrado estamos sempre diante uma garrafa de qualidade superior. Na França, o método tradicional é usado em diversas regiões, mas só pode ser chamado de Chamagne se vier dessa região, então a denominação para os espumantes elaborados pelo método tradicional é de Cremant e temos Cremants de diversas regiões como Alsácia, Bourgogne, Jura, Bordeaux e Loire entre outras.

Guy Allion é um produtor importante na região do Loire e este cremant já bateu às cegas muito espumante sendo muiiito mais barato que eles, vale muito a pena para quem gosta de Champagne, porém quer algo mais econômico sem perder a complexidade e qualidade.

Corte majoritário de Chenin Blanc, uma de minhas uvas brancas preferidas que reina na região do Loire, com Chardonnay, é um espumante de ótima perlage, cremoso na boca, bom corpo, complexo com notas abundantes de brioche, frutos secos, sutis notas florais e frutos brancos como melão e pera, um espumante para curtir e celebrar em alto estilo deixando na boca um persistente desejo de quero mais! A revista Adega lhe deu 92 pontos e eu, com minha tradicional pão durisse em dar notas altas, rs, tendo a concordar.

Para reservar seus espumantes para suas ceias, acesse agora: www.caviste.online