Cardapios

A arte de viver e a ilha de Okinawa são o tema do Sukiyaki do Bem 2021


Postada em 09/08/2021 às 23:51
Por Glaucia Balbachan


Quando se fala em Sukiyaki do Bem sempre é gerado uma expectativa, um consenso único, principalmente quando é anunciado a cada ano, o tema inspirado pela ceramista e idealizadora do evento beneficente – Hideko Honma. Isso, porquê o evento chega agregado de história, cultura, cerâmica, gastronomia e cuidado com o próximo.

Aos molde do ano passado, o Sukiyaki do Bem edição 2021, será no formato de entrega e a experiência promete ser aconchegante e especial com comida, bebida e cerâmica.

Pontos fortes do Sukiyaki deste ano são o ramen com inspiração nas ilhas Ryukyu em Okinawa sendo uma das ilhas mais conhecidas no sul do Japão. A bebida escolhida é o Awamori (destilado tradicional da região), trazido exclusivamente pela Jetro (Japan External Trade Organization) e pela Nippon Bebidas pela primeira vez no Brasil.

A outra parte do tema do evento é o Ikigai – A arte de viver, expressão que está ligada com a razão de vida e com um propósito de ajudar. E com essas influências, Hideko e instituições que apoiam este projeto que já tem 15 anos, levam até a sua casa uma experiência singular para as pessoas que comprarem o kit, que também vão ajudar as duas entidades beneficentes – O Ikoi no Sono, que cuida de idosos dependentes e semidependentes e o Movimento Água no Feijão, que entrega alimentos aos necessitados em tempos de pandemia.

Serão colocados à venda 500 kits para arrecadar recursos para as duas entidades. No box do Sukiyaki do Bem estão inclusos:

Domburi Ikigai e hashioki: peças de cerâmica (tigela grande e descanso para hashi) assinadas por Hideko Honma. A domburi lembra a união das mãos, que acolhem o alimento para quem irá recebê-lo.

Ramen Ikigai: inspirado no sukiyaki e em Okinawa, o prato foi criado pelo ramen master Takeshi Koitani e pelos chefs Thyago Anasawa e Jana Costa, do Jojo Ramen. Tem caldo composto de porco, frango e dashi: é delicado e, ao mesmo tempo, potente. O macarrão é temomi (ondulado) e mais leve. O destaque é o Rafute, barriga de porco cozida, típica de Okinawa, preparado com um toque de Awamori (bebida regional). Para completar, o ramen vem com costela suína, minimilho, quiabo grelhado, cogumelo enoki, cebolinha naganegui e abóbora defumada. De acompanhamento, há espinafre horenso e gengibre agridoce (gari shoga).

Awamori: oferecido pela Japan External Trade Organization (Jetro) e apresentado pela sommelière Yasmin Yonashiro, o Awamori é uma bebida típica da região de Okinawa. É um destilado à base de arroz, muito versátil, pois pode ser tomado gelado ou quente, puro, com gelo ou, ainda, em diversos tipos de drinques, para refrescar nossos dias e noites.

Água tônica: oferecido pela Riverside, para o preparo de drinque com o Awamori

Petit Four: trufa de praliné de gergelim e ganache de shoyu elaborado pelo chef Bertrand Busquet; cortesia da Callebault.

Sobremesa Uchina Passion: mousse com sabor envolvente da shikuwasa (cítrico aromático muito apreciado em Okinawa) com abacaxi, manga e maracujá, assinada pelo chef Cesar Yukio

Livro Hideko Honma: traz belas imagens do trabalho da ceramista e a história de sua trajetória

Serviço: Sukiyaki do Bem 2021 Ikigai – A Arte de Viver

Valor individual: R$ 500

Vendas: quicklytravel.com.br/sukiyakidobem

Dias das entregas*: 9, 10, 11, 16, 17 e 18 de setembro de 2021

Horário das entregas: das 15h às 21h

Informações: www.sukiyakidobem.com.br/2021/

*As entregas são para São Paulo e regiões próximas. É possível verificar os locais atendidos no site

Realização: Hideko Honma

Patrocinadores: Gtel, Jacto e Honda


Parceiros: Callebaut, Cancian, Dô Cultural, Hanami Confeitaria, Jojo Ramen, MondoYumi, Nippon Bebidas, Riverside, Quickly Travel, Yasmin Yonashiro

Apoio Institucional: Consulado Geral do Japão em São Paulo e Jetro – Japan External Trade Organization

Fotos: Rafael Salvador