Goles

ABS-RS apresenta curso de negócios e mercado vitivinícola online


Postada em 07/05/2021 às 19:47
Por Glaucia Balbachan


O comércio do vinho no Brasil está se expandindo. Lojas e principalmente e-commerces de vinhos começaram a aparecer antes e durante a pandemia. Dados constataram o aumento de consumo de vinhos entre brasileiros e isso foi a deixa para muitos empresários começar o trabalho. Porém, é difícil gerir um seguimento que muitas vezes é complexo e inseguro. 

Pensando nisso, a Associação Brasileira de Sommelier do Rio Grande do Sul (ABS – RS) lança curso exclusivo focado aos profissionais da área do mercado vitivinícola, empreendedores e enófilos.

Os pontos fortes do curso vão abordar dinâmica mercadológica, tributação, consumidor, marca e comunicação.

As aulas começam no dia 20 de maio e trazem um time de empresas, o Pão de Açúcar, Concha y Toro, Freixenet, Ideal Consulting BI, Wine Intelligence, Evino e UntDesign.
Além da presença dos professores um time de ouro no quesito experiencia no mercado de vinho foi convidado para reforçar o conhecimento desse nicho. Felipe Galtaroça, CEO da Ideal Consulting BI; Rodrigo Lanari, fundador da Winext Brazil e representante da Wine Intelligence no Brasil; Ari Gorenstein, fundador e co-CEO da Evino ( foto acima); Darci Dani, diretor-executivo da Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi); Luiz Baruzzi, diretor da Rede São Paulo Supermercados; e Fabiano Olbrich, CEO da UntDesign e profissional renomado na criação de embalagens para o segmento vitivinícola.

Os alunos podem assistir quantas vezes quiser o conteúdo das aulas (ficam 6 meses a partir do início do curso). Debates na presença do wine expert Carlos Cabral (Pão de Açúcar), além de representantes da Concha y Toro e também da Freixenet desde 2020 no Brasil estão confirmados. ( foto abaixo Carlos Cabral)

Agora confira abaixo o cronograma do curso:

20/05 O presente e o futuro do mercado brasileiro de vinhos
Panorama do mercado mundial
Panorama do mercado brasileiro
O futuro dos vinhos importados
O futuro dos vinhos brasileiros

Convidado: Felipe Galtaroça (Ideal Consulting BI)

27/05 O perfil do consumidor

Comportamento do consumidor mundial
Comportamento do consumidor brasileiro
Tendências de consumo
Impacto de cada geração
Convidado: Rodrigo Lanari (Wine Inteligence)

03/06 Check list para montar o seu plano de negócios no mercado do vinho

O modelo de atuação em diferentes canais de vinhos
Raio-X dos canais: delivery, on-line, empórios, supermercados, distribuição
Infográfico bônus: passo a passo de como estruturar modelo de negócio
10/06 O bê-á-bá da formação de preço no mercado do vinho
Como elaborar a base da precificação para atuar em diferentes canais no mercado do vinho
Impacto tributário na formação de preço
Convidado: Darci Dani (Agavi)

Bônus: Guia básico - Desvendando o sistema tributário do vinho no Brasil
17/06 Por trás da gestão da categoria de vinhos
Seleção/revisão de mix de produtos

Exposição

Calendário promocional
Ativações de Ponto de Venda (PDV)
Gestão de estoque/giro de produtos
- Dinâmica das diferentes categorias de preço
Convidado: Luiz Baruzzi (Rede São Paulo de Supermercados)

24/06 On-line: é pra lá que eu vou

Modelo de negócio para atuação nas plataformas de e-commerce, delivery, pague e retire na loja
Plataformas existentes, vantagens e desvantagens
Como rentabilizar no e-commerce
Convidado: Ari Gorenstein (Evino)

01/07 Quem comunica se posiciona no mercado do vinho
O protagonismo das mídias sociais
O impacto das embalagens e das ações no Ponto de Venda
A percepção de valor de produto
Legislações pertinentes nas formas de atuação

08/07 Debate: marcas de destaque do vinho no Brasil

Bate-papo com as marcas líderes de mercado e grandes especialistas no mercado do vinho no Brasil.
Convidados: Concha y Toro: como manter liderança de mercado (Mauricio Cordero Barrera, diretor Geral da VCT Brasil Importação e Exportação)
Freixenet: a virada e o reposicionamento da marca no mercado brasileiro em 2020 (responsável pela sede da Freixenet no Brasil, onde atua como diretor executivo há 10 anos, tendo atuado no reposicionamento que transformou o status da marca em premium)
Pão de Açúcar: posicionamento de mercado e fidelização do consumidor (Carlos Cabral, wine expert que há 20 anos está à frente da área de vinhos do maior importador de vinhos no Brasil)

03/07, 10/07 e 15/07 Mentorias gratuitas com os principais experts do mercado na área de vinhos
Sábados: 9h às 12h (03 e 07/07)
Quinta: 18h30min às 21h30min (15/07)

 Extras

Tema Aula/Material extra Data/hora Professor
Sete etapas para colocar seu negócio de vinho em pé Aula Extra 1
12/05 - 19h Juciane Casagrande Doro (ABS-RS)


Ética e Responsabilidade no consumo e comunicação do vinho Aula Extra 2
29/05 - 10h Caroline Dani (ABS-RS)


Embalagem: tão importante quanto o conteúdo Aula extra 3
26/06 - 10h Fabiano Olbrich (UntDesign)


Check List definitivo para seu plano de negócios Infográfico Juciane Casagrande Doro (ABS-RS)

Tributação do mercado do vinho Cartilha Marcos Graciani/ Caroline Dani (ABS-RS)

Formação de preço Planilha Juciane Casagrande Doro (ABS-RS)

 


Serviço: Curso On-line “Negócios e Mercado do Vinho – O que você precisa saber para ter um negócio de sucesso”

Quando: 20 de maio a 8 de julho de 2021 (sempre às quintas-feiras)

Início das aulas on-line ao vivo: 18h30min (duração de três horas por encontro)

Investimento: R$ 3.900 (público em geral) e R$ 3.600 (associados da ABS-RS). Ambos os valores podem ser parcelados

Inscrições: www.absrs.com.br

Mais informações: (54) 9.9972.0130 ou [email protected]

Fotos: Felipe Galtaroça – Divulgação

Ari Gorenstein- Jussara Martins – Divulgação

Carlos Cabral - Divulgação