Goles

Os vinhos vivos da Vivente


Postada em 06/04/2021 às 01:01
Por Glaucia Balbachan


Estilo e tendência natural

Com as grandes produções massificadas de vinhos convencionais, alguns produtores que já faziam vinhos naturais começaram a atrair outros produtores, a seguir a mesma filosofia sustentável, natural, cuidadosa e com pouquíssima intervenção.

Aos poucos esses mesmos produtores começam a atrair um consumidor mais direcionado e interessado neste tipo de produto, com seu estilo de produção sem químicos na vinificação e sem nenhum tipo de veneno no cultivo das videiras. Essa busca parece ser um caminho sem volta, por que quem descobre os vinhos naturais acaba se apaixonando por essas características tão vibrantes, alegres e com rótulos despojados.

Aquele azedinho encontrado na romã é uma das qualidades presentes nesse estilo de trabalho de vinificação. As mãos cuidadosas e os olhos atentos dos produtores de vinho de filosofia ancestral, nos presenteiam com boa acidez, sabor e consistência.

Hoje quem é a bola da vez entre os vinhateiros deste estilo é o produtor brasileiro Vivente. Eles são jovens e antenados na pesquisa do estilo de vinificação natural no Sul.
Os sócios e vinhateiros Diego Cartier e Micael Eckert já tinham uma história no mundo da cerveja artesanal, e agora felizmente abraçaram o projeto de vinho artesanal biológico e natural.

Isenção de pesticidas e agrotóxicos, agricultura com equilíbrio natural, uvas sadias, fermentação espontânea por leveduras selvagens e respeito pela natureza são os pontos fortes da jovem marca, que teve sua primeira safra em 2019.

Os vinhedos dividem o espaço com o cultivo de amoras, framboesas, mirtilos e uma horta para consumo próprio. A vinícola está localizada na região de Colinas, no alto de uma montanha a cerca de 500 m de altitude entre Teutônia e Garibaldi.

Com terroir privilegiado, os vinhos da Vivente trazem leveza, baixo teor de álcool e acidez destacada. A produção é dividida em rótulos de Sidras, espumantes Pet-Nat, brancos e tintos. Mas daremos uma atenção maior aos rótulos: Pinot Noir, Barbera, Moscato Bianco e Chardonnay, Pét-nat Cabernet Franc e Merlot e o Pét-nat com Glera e Chardonnay.

Vivente Pinot Noir 2019

Na taça a cor do Pinot é violeta. Nos aromas frutas vermelhas frescas, toque terroso e floral. No paladar acidez destacada, notas discretas de salinidade e fruta no fim de boca. Delicioso é fácil de beber e de gostar.

Vivente Barbera 2019

Cor púrpura depois de aberto. Os aromas reservam amora, ameixa e figo. Notas terrosas e cacau. Na boca é mais profundo com acidez notável e taninos equilibrados. Fim longo de fruta na boca.

Vivente Moscato Bianco e Chardonnay 2019

Super fresco. Flores, pêssego e lichia dominam os aromas. A cor é de um alaranjado claro e opaco típico de um vinho sem filtragem. No paladar frutas brancas, acidez pronunciada e fim marcante.

Pé-Nat é um apelido para Pétillant naturel, parece até uma nova invenção, mas do contrário é uma bebida milenar e ancestral que vem sendo feita e ganhando adeptos.

 

Vivente Pét-Nat Cabernet Franc e Merlot

Espumante gastronômico é fresco e aromático. Frutas vermelhas frescas e toque de ervas aromáticas. Leve dulçor e acidez equilibrados. Vale a investida!

Vivente Pét-Nat Glera e Chadonnay

Espumante simples que vai direto ao ponto. Aromas de frutas tropicais e cítricas. Na boca toque de mineralidade, maracujá e pera. Final leve e delicado. Beba gelado!



Serviço: Vinícola Vivent

Linha Ano Bom Alto – Colinas/RS

[email protected]

https://vivente.bio/

Fotos: Site Empratado