Goles

Livro sobre café brasileiro ganha apoio pela internet


Postada em 07/04/2021 às 10:36
Por Glaucia Balbachan


O queridinho do brasileiro

Depois da água, o café é certamente a bebida mais consumida pelos brasileiros. Seja qual for o motivo, pelo sabor, aroma, lembrança afetiva, por causa da cafeína ou simplesmente pelo conforto de uma xicara de café, são inúmeras as justificativas por essa procura tão especial e gostosa.

Por conta da demanda, novas marcas foram aparecendo, várias cafeterias inauguradas e cursos de baristas e sommelier de café, além de receitas, muitas delas para se aproveitar o café quente ou gelado.

Arábica ou Robusta, café forte ou carioca, sozinho, acompanhado de bolo caseiro ou depois do almoço, os coffee lovers estão cada vez mais antenados e exigentes, onde buscam cada vez mais informação e prazer. Tão importante que o mês de abril se comemora o dia mundial do café.

Movida pela paixão, a jornalista e pesquisadora no assunto, Tanit Savassi, deixou Belo Horizonte para viver em SP em 2012. Nesse período frequentou muitos cafés e pôde sentir o potencial e a força dos grãos nacionais crescendo no cenário de consumo em São Paulo. ( Foto abaixo: Robson Anselmo)

Em outubro de 2018 participou do festival de café de Nova Iorque, percebendo um guia de cafeterias local e toda sua versatilidade. Retornando ao Brasil, a ideia de um projeto de um livro sobre cafés brasileiros já estava montada em sua cabeça. Em 2020 o trabalho estava feito e pronto para ser lançado, porem a pandemia chegou e atrasou o cronograma de edição. 

O projeto literário é completo e está sendo feito. Intitulado de Cafés Especiais Brasil, trata-se de um livro/guia que explica o consumo antes e durante a pandemia, consumo per capita por brasileiro, cultivo em diferentes solos, mercado do café, as variedades mais especiais no país, convidados que falam suas histórias sobre a bebida, uma bela galeria de imagens e claro a paixão e o prazer por uma boa xícara de café. Fica, que vai ter café e você pode ajudar com sua pré compra!

Para conhecer e apoiar o projeto do livro, que explica o fruto do pé até chegar às cafeterias acesse a Campanha Catarse: https://www.catarse.me/cafesespeciaisdobrasil/


Serviço: Projeto literário Cafés Especiais Brasil

Autora: Tanit Savassi

Para apoiar: Campanha Catarse https://www.catarse.me/cafesespeciaisdobrasil/

Instagram: https://www.instagram.com/livrocafesespeciais/

Conheça o projeto: https://www.instagram.com/tv/CF4QYpbH0pB/

Fotos: Tanit Savassi