Goles Receitas

NIB apresenta o seu 1º Gin de Pera do Brasil


Postada em 25/07/2020 às 18:49
Por Glaucia Balbachan


Não é de hoje que o mercado brasileiro vem ganhando espaço significativo com a elaboração de bons destilados. O gin em especial ganhou o coração e o paladar de novos adeptos e a exigência de seu consumidor assíduo.

A boa nova vem de uma micro indústria que traz notas destacadas de pera na sua composição. Trata-se do Nib, a primeira New Western Dry Gin brasileira. A proposta da marca é trazer mais liberdade de criação artística em relação ao resultado final nos aromas e retrogosto da bebida.

Enquanto o zimbro protagoniza em todos os dry gins, o conceito de ser New Western é definido não somente pelo zimbro, mas pela seletiva e minuciosa inclusão dos sabores de apoio (botânicos), permitindo que estes componentes façam o blend perfeito no equilíbrio.

Na fabricação feita artesanalmente (lotes de 1200 litros por vez), onde é produzido a partir de duas infusões separadas e 10 botânicos que agregam na bebida tais como: Limão siciliano, Alcaçuz, zimbro, cumaru, pepino, cardamomo, alecrim, coriandro, angélica e casca de laranja. O gin é cuidadosamente envasado, rotulado e encaixotado manualmente.

Em entrevista por telefone falamos com o expert em drinks e sócio do Nib, Gin Pablo Moya – conhecido pelo trabalho vanguardista do Noh Bar e Frigobar.

Empratado: Como surgiu a ideia de produzir o primeiro Gin de pera?

Pablo Moya: Sempre vimos a pera em natura como uma fruta muito difícil de ser trabalhada no bar. Ela oxida com facilidade, dependendo da utilização deixa uma consistência arenosa no cocktail, entre outros problemas. Tínhamos contato com alguns destilados de pera que gostamos muito das aplicações.
O nosso Nib de pera nada mais é do que o Nib original com adição do extrato natural da pera. Por ele ter como base o Nib Gin original que é um New Western dry gin puxado no cardamomo, limão siciliano, pepino e cumaru, o equilíbrio com a pera foi incrível, muito melhor que os destilados que utilizávamos anteriormente.

Empratado: O que o Gin de Pera difere dos outros no mercado?

Pablo Moya: Na coquetelaria as aplicações com o gin de pera são inúmeras, ele traz notas de sabor e aroma que você encontra no cocktail La Sicilia, é fácil de fazer porem com notas únicas que se encontra em cocktails de alto padrão.

Empratado: Qual o maior desafio em produzir gin no Brasil ainda mais em tempos de pandemia?

Pablo Moya: Os maiores desafios em produzir bebida alcoólica no Brasil estão relacionados a parte tributária, que é algo difícil de entender e em alguns casos chegam a inviabilizar alguns produtos. Durante a pandemia o on trade (bares e restaurantes), que era a maior parte do nosso mercado de vendas, parou totalmente. Para continuarmos algumas companhias de venda direta ao cliente e pelo nosso instagram (@nib_gin), o que foi muito positivo porque vimos que o brasileiro está valorizando e ajudando as pequenas indústrias nacionais, e também tivemos um contato direto com nosso cliente e o feedback foi muito legal.

Empratado: O que significa Nib?

Pablo Moya: NIB – New In Botlle. Brincamos entre a gente citando uma frase famosa: “Eles riem de nós porque somos diferentes, nós rimos deles porque são todos iguais”. Brincadeiras a parte, essa frase transmite um pouco do que sempre buscamos nos nossos projetos, desde a nossa escola de bar, empresa de eventos de bar, nossos bares e agora nossas bebidas.

O drink criado por Pablo, que vem provocando burburinho nas redes sociais feito com o Nib Gin de Pera é o La Sicilia. Recebemos todo o mise em place com todos os ingredientes impecavelmente em casa. Antes de começar abrimos a garrafa do Nib gin pera, que, mas parecia àquelas garrafas do final do século XIX estilo boticário – criativo como de costume.

Os aromas apresentados foram de pera madura, especiarias e notas cítricas. Já no paladar frescor, uma leve doçura e uma boa persistência no sabor. Depois seguimos a receita passo a passo e o resultado foi de um drink atraente aos olhos, aromático, cítrico, elegante e equilibrado. Bem o padrão Pablo Moya de qualidade de excelência.

La Sicilia

No liquidificador coloque:

120 ml de Nib gin pera

12 unidades de uvas Thompson

4 folhas de manjericão fresca

2 colheres de sopa ( rasa) de açúcar

30 ml de suco de limão siciliano

5 pedras de gelo

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador por 10 segundos, depois passe o drink numa peneira e sirva com gelo (serve 2 pessoas). Decore com uma fatia de casca de limão siciliano.


Serviço: Nib Gin - Pera

www.nibgin.com

Instagram: @nib_gin

Fotos: Site Empratado