Goles Novo Mundo Viagens

Especial Uruguai: Os encantos da Bodega Leonardo Falcone


Postada em 09/06/2020 às 18:17
Por Glaucia Balbachan


Em 1886, Don Domingo Falcone e seu irmão Joseph Ruggiero (imigrantes italianos), chegaram ao departamento de Paysandú (Uruguai – divisa com a Argentina) e compraram a terra de Puntas de Curtiembre do Estado Uruguaio, onde estão ainda localizadas a vinícola e o antigo vinhedo da família.

Logo Don Domingo casou-se com Dona Concepción Caporale Manzolillo, com quem teve 12 filhos. Com isso, ele plantou as vinhas, construiu a casa e a vinícola familiar. O mais novo de seus filhos, Armando, continuou o trabalho realizado pelo pai. Tempos depois, Armando teve um único filho Leonardo Falcone, que por suas mãos teve os vinhedos aumentados, incorporando novos sistemas de direção, além de implantar variedades de grande importância.

Não fomos para Paysandú, mas nos encontramos com a gerente Carolina Falcone para um degustação e jantar no bar BocaNegra Vinos & Tapas.

Carolina nos contou que são conhecidos pelos tintos; “A propriedade soma 30 hectares de vinhedos plantados, sendo 10% vinhos finos e o restante vinhos de mesa.Acreditamos que pelo solo de calcário e pelo clima continental de Paysandú estamos conseguindo bons resultados dentro da garrafa”, conta a gerente da marca.

Começamos com Leonardo Falcone Abuelo Domingo 2017. Trata-se de um Tannat encorpado e com notas apimentadas. Paladar e aromas de frutas negras, equilíbrio e taninos bem domados. Fim agradável e longo. Em seguida provamos o Leonardo falcone Tannat Extremo safras 2017e 2018.

Não é a toa que o vinho ganha esse nome. São bons vinhos e de personalidade singular. Bons no inicio e fim. A safra 2017 se mostrou de cor viva, aromas de fruta negras como cerejas, mirtilo, ameixa e amoras. No paladar traz equilíbrio entre acidez e taninos musculosos. Encorpado traz 16,8% de teor alcoólico. Bem bom.

O Extremo 2018 é tal potencia que é quase licoroso. Aromas quentes, muita fruta e flor. Com passagem em carvalho novo por 8 meses é um vinho premiado e exportado para o Canadá. Certamente são vinhos que irão envelhecer muito bem. Pode-se dizer que temos qualidade e estilo bem particular em formato clássico e artesanal. Bom trabalho.

Serviço: Leonardo Falcone

Contato: Carolina Falcone – Gerente ([email protected])

www.bodegaleonardofalcone.uy

(Em busca de importado)

Foto: Site Empratado

Já esteve no Uruguai? Já provou seus vinhos? Comente sua experiência.

Esta wine press trip foi um convite da INAVI – Instituto Nacional de Vitivinicultura do Uruguai e pela Uruguay Wine.