Cardapios

Adrianoijazz apetece o público do Bourbon Street com repertório cheio de sex appleal


Postada em 06/04/2013 às 21:43
Por Glaucia Balbachan


Da mesma forma que um bom jantar une pessoas, a música também tem este poder de atrair e envolver grupo de amigos, casais e até os solitários de plantão. O Empratado foi convidado a assistir ao show de jazz lounge de Adrianoijazz, nesta última terça-feira no Bourbon Street em Moema, SP. Esta semana em especial, não deixaremos de falar de comida, mas vamos falar também, de duas artes que se combinam muito bem e no mesmo espaço: A gastronomia e a música. Funções tão diferentes e tão compatíveis ao mesmo tempo.

Adrianoijazz aquecendo o palco do Bourbon Sreet
O chef de cozinha trabalha arduamente para trazer novos sabores e sensações de um prato que já existe, não é inventar é transformar, já o Adrianoijazz segue a mesma linha de trabalho. Ele quer desenvolver novos acordes em cima do gênero musical que é o jazz. “A minha intenção não é criar um novo conceito musical, o que estou tentando é montar um quebra-cabeça nesse gênero lindo que é o jazz. Como num prato tradicional que recebe releituras no sabor, quero dar uma cara nova ao jazz com outras pitadas”, conta o jazzista.
 
 
 
                                     Ijazz em acão
O projeto Adrianoijazz tem seis anos e sua estréia foi no Bourbon Street no ano passado, mas antes disso, tocava standarts do jazz e trabalhava em eventos fechados no RJ e SP. Depois de um tempo tocando músicas de outros artistas, Adriano decidiu fazer suas próprias composições. Daí para frente deu-se o início as pesquisas das batidas, do jazz lounge, e de artistas com o mesmo estilo. Teve sua fase autodidata e em seguida partiu para as aulas particulares com profissionais da música como: Bangla, Rodrigo Bento entre outros.
Quando pequeno, estudou violino na Escola Villa-Lobos no Rio de Janeiro, a simpatia por música clássica não era muito grande, então passou a tocar saxofone, onde descobriu sua paixão pelo jazz. Mas antes disso, Adriano tocou guitarra em bandas provando os sabores do rock in roll e do metal, tocando inclusive, na banda ”Ratos de porão”.
Como tocava standartas do jazz no início da carreira, o público alvo era mais velho entre 40 e 50 anos, agora com o trabalho de divulgação na internet na página http://www.reverbnation.com/adrianoijazz , o Adrianoijazz conquistou o primeiro lugar com o público mais novo na faixa dos 20 anos. "Essa nova geração busca uma proposta musical com outros temperos. A fusão do jazz e eletrônico vem agradando os ouvidos do público mais jovem", comenta Adriano.
"Rato de internet", o inquieto saxofonista busca como fonte de pesquisa tudo o que acontece no jazz. Gosta das batidas no estilo “chillout” (batidas relaxantes), das notas com melodias sensuais e dos artistas em loco, que colocam suas músicas de qualidade em vídeo na internet. Envolvido com a música desde criança, Adriano conta que não foi ele quem escolheu a música e sim foi ela quem o escolheu. “Como um prato gostoso e aromático a música me atraiu completamente”, explica o músico.
 
 
No palco com o guitarrista Artur Menezes
Com centenas de músicas compostas em seu repertório, esse engenheiro de formação e músico de alma segue uma rotina disciplinada em ouvir, compor e praticar.  Seus ídolos são: o pianista Oscar Peterson, o saxofonista Joe Coltrane e em suas pesquisas descobriu Michael Brecker. Perguntamos ao Adriano qual era o objetivo do Ijazz e ele nos respondeu: “O objetivo do Adrianoijazz é me agradar, me dar prazer. Quando a gente toca nossas próprias músicas o prazer é infinitamente maior”, menciona o artista.
E foi bem essa a sensação que tivemos, de um artista bem a vontade diante dos spots de luz. Daí vem à explicação do nome Ijazz – Eu jazz. Cheio de presença de palco, segurança e técnica o trabalho do Adrianoijazz é saboroso para os olhos e ouvidos. Com a base eletrônica desenvolvida pelo músico, Adriano atrai as atenções do público do Bourbon Street com seu saxofone e sua guitarra sensual no palco.
Entre tantas músicas, o jazzista apresenta: Rita, Despretensioso, Living in LA, Blues Disco e uma bem gastronômica batizada de Purê de bacalhau. Adrianoijazz se apresenta mensalmente no Bourbon street e faz eventos fechados. E para quem quiser conferir um pouco do trabalho do Ijazz acesse: www.reverbnation.com/adrianoijazz – lá se pode encontrar músicas e vídeos do saxofonista. Mas o melhor de tudo é que “empratamos” o músico como parceiro e amigo da nossa página. Agora é degustação musical garantida!
 
Serviço: Adrianoijazz
Tel: (11) 9618-3901
www.ijazz.com.br
 
Imagens: Katiuska Sales
Tel: (11) 8139-6414