Cardapios

Fernanda Ribeiro: A “Willy Wonka” das bolachas decoradas abre seu atelier para o Empratado


Postada em 07/04/2013 às 00:28
Por Glaucia Balbachan


Os corações divertidos das bolachas decoradas

Como dizia Willy Wonka na fantástica fábrica de chocolate: “Entrem! Tudo aqui é comestível”! E é possível dizer o mesmo da loja da pâtessière Fernanda Ribeiro, até os enfeites de porta de maternidade que ela produz, podem ser degustados. Desde bem pequena, o forno e a gastronomia já faziam parte da vida da especialista em bolachas personalizadas. No início não sabia ao certo se suas bolachas coloridas virariam um negócio, mas a demanda aumentou tanto, que precisou abrir seu próprio atelier, se atualizando em relação à confeitaria de bolachas e contratando um engenheiro de alimentos para começar literalmente a colocar a “mão na massa”, profissionalmente.

Smiles crocantes

Hoje sua loja de gostosuras funciona há 10 anos e a idéia de trabalhar com bolachas artesanais aconteceu por conta de uma tradição de família. Fernanda é descendente de suíços e sua família costumava fazer bolachas decoradas para o natal. “Era uma farra no final de ano! Mas mesmo eu sendo de família suíça, minhas bolachas nunca foram à moda alemã, mas à moda norte-americana. As bolachas alemãs lembram a textura de uma bolachinha mais mole como um pão de mel, já meu trabalho é com bolachas mais firmes e crocantes”, conta a pâtessière.

As bolachas temáticas da Fernanda Ribeiro

Embora sua linha de trabalho seja focada em confeitaria de bolachas americanas, existe uma bolacha de aroma atraente e textura saborosa no atelier com água de flor de laranjeira na sua composição, que tem uma consistência um pouco mais macia devido à gordura ser vegetal e não a trans. No estabelecimento, além do sabor de água de flor de laranjeira, que para Fernanda é a sua preferida, podem ser encontrados os sabores de chocolate com cacau 70%, paçoca, onde há a torra de amendoim e incorporada na massa da bolacha, ginger, canela, amêndoas, a linha kamasutra com ingredientes afrodisíacos, chocolate com amêndoas (receita de sua avó suíça – feita somente por encomenda) e o carro chefe da loja que caiu completamente no gosto dos clientes - o sabor de baunilha. “Não há muitos sabores no meu atelier, mas uma coisa que eu prezo é que todas as bolachas e seus sabores fiquem com as características distintas umas das outras”, menciona a dona das bolachas decoradas.

O saboroso zoo
Os produtos da Fernanda Ribeiro são para todos os públicos, mas quem entra na loja são mulheres de 30 a 50 anos e homens, que também aproveitam para se presentear com a gastronomia divertida.
Sua criatividade para montar os temas nas bolachas vem parte de pesquisa e parte de seu coração – A patêssière é muito sensorial e busca suas influências na vida. Se mantém informada em relação à gastronomia lendo, provando novos sabores e texturas, além de viajar para o exterior. Seu objetivo é proporcionar momentos especiais, surpreender no sabor e no bom trabalho. “As bolachas decoradas nunca serão uma fábrica de produção em série, as bolachas sempre serão uma diferente da outra pensando sempre no artesanal”, afirma Fernanda.
A loja fica bem no meio do burburinho da Vila Madalena, na Mourato Coelho e dentro do espaço é difícil não tirar os olhos das criações temáticas para todas as ocasiões. As atenções são todas para a gastronomia de Fernanda, que para suas bolachas o céu é o limite. “Agora estou desenvolvendo uma linha de Ipads e Ipod”, finaliza a proprietária.
A equipe do Empratado provou as impecáveis bolachas de baunilha, chocolate e as de água de flor de laranjeira. São produtos frescos, com o glacê especial brilhante e colorido desenvolvido pela Fernanda. A farinha utilizada na massa das bolachas é de moagem específica e agora será lançada a linha orgânica para as delícias em formato de flor, coração, animais do zoo, calcinhas e cuecas, bolsinhas, vestidos, dominó, sapatinhos de salto, enfeites de porta de maternidade, tamanhos e formas diferentes, logomarcas de empresas e por aí vai... E aguardem novidade em breve! Novo sabor de bolacha sugerido pela enquete no Facebook - será o sabor de laranja com amêndoas com mais de 1000 seguidores.
O espaço das bolachas decoradas é encantador, a vitrine um verdadeiro deleite para os olhos e paladar e o atendimento e serviço são de primeira. Para um chá com amigas não há melhor acompanhamento.
 
Preços : A partir de R$3,00
Serviço: Bolachas Decoradas
Rua Mourato Coelho, 1134 – Vila Madalena/ SP
Tel: (11) 3815-3757
http://www.bolachasdecoradas.com.br/
 
Fotos: Márcio Palermo – (Estúdio Pavão)
Bruno Pavão – http://www.brunopavao.com.br/
http://pavaophoto.wordpress.com