Cardapios

Mercado Central de João Pessoa: Uma experiência cultural e gastronômica


Postada em 04/11/2013 às 01:13
Por Glaucia Balbachan


Amplo conhecimento de matéria-prima regional

Trata-se de um espaço imenso e encantador, que agrega história e cultura gastronômica regional e local. Vai muito além da feira de hortifruti. Construído em 1948 com a autoria do engenheiro pernambucano Antonio Balzar, no inicio a estrutura com cinco galpões enfrentava degradação e mediante a isso, comerciantes passaram a ocupar aleatoriamente o seu interior.

Atualmente é um cenário amplo de produtos frescos que agregam valores, mas desde sua inauguração desempenha um importante papel no urbanismo de João Pessoa. Embora o processo de crescimento e desenvolvimento de urbanização tenha motivado o início de uma rede de mercados no bairro na cidade, o Mercado Central mantém sua vitalidade no comercio.

Os bons preços perduram e a qualidade de primeira sustenta o espaço de maior fluxo da população de renda mais baixa da Grande João Pessoa.

Encontra-se de tudo no Mercado Central. Frutas, raízes, hortaliças, folhas, temperos, ervas, feijões, farinhas e carnes vermelhas e brancas. Há presença da arte da cerâmica e boxes, que são pequenos restaurantes de “PF” apetitosos e fartos no tamanho - Come-se muito bem por lá.

Rústico, o Mercado é atraente aos olhos e olfato, que ganham aromas das frutas frescas quando se passa entre elas como: caju, acerola, manga e cajá entre tantas outras. Para os locais da cidade -  produtos orgânicos ricos em saúde, para visitantes uma rica experiência gastronômica regional. Vale a visita!

 

Serviço: Mercado Central de João Pessoa

Tel: (83) 3221-1175
 
Fotos: Helena Gama – www.saboresdecanela.com