Cardapios

Hideki: Gastronomia tradicional japonesa traz pratos exóticos com muita arte


Postada em 11/04/2013 às 10:18
Por Glaucia Balbachan


Especial asiático II

Já faz um tempo que a culinária japonesa vem conquistando adeptos com seus pratos coloridos, saudáveis e apetitosos. Hoje em dia temos na cidade mais de 600 restaurantes japoneses, que vão dos tradicionais com salas reservadas de tatames até os populares rodízios, além das temakerias.  Mas o que se sabe é que é uma gastronomia que se come com os olhos. E também é uma culinária que não se engana, principalmente pela matéria-prima e seus temperos. Cada tipo de peixe, cada vegetal, tudo é trabalhado com muita atenção e primor. Todos os detalhes minuciosos formam a apresentação singular dos combinados.
 
O Combinado Super do Hideki ( prato I)
Em plena treze de maio - uma das ruas mais italianas de São Paulo, no bairro da Bela vista - encontramos um legítimo japonês cheio de charme e muita cultura oriental gastronômica para oferecer. O Hideki sushi bar e restaurante é o tipo de lugar que podemos chamar de um “pedacinho do Japão” dentro da cosmopolita São Paulo. Com 10 anos de existência e com três casas, o Hideki segue com sucesso sem errar a mão.
O conceito do local é de uma gastronomia autêntica e clássica japonesa, onde se encontra pequenos detalhes em todos os lugares que você olhar. A casa é composta por dois andares, sendo o superior com três salas privativas com tatames e área de buffet que oferece em torno de 30 pratos frios, sendo mais de 10 cortes variados e mais de 20 tipos de sushi. Quanto aos pratos quentes são 15 - entre eles não faltam nunca: missoshiru, grelhados, tempurá de camarão, guioza, shimeji, shitake e yakissoba na hora do almoço. No andar inferior mesas em espaços reservado no tatame, mesas regulares e um balcão, onde se tem o privilégio de degustar novidades que não estão no menu da casa ( praticamente um mimo para o cliente). De decoração discreta e confortável a casa é cheia de características orientais que não passam despercebidas aos olhos, tais como fontes d’água na entrada, plantinhas ornamentais, as luminárias e os origamis encontrados pelo teto e mesas como adorno, da artista Adriana Suzuki.
 
Combinado Super ( prato II)
O perfil de público que costuma ocupar as mesas do Hideki é de japoneses, coreanos e brasileiros que apreciam a comida como: artistas, empresários e profissionais da área gastronômica. A proposta do restaurante é surpreender no sabor e na qualidade. Montar pratos exóticos que não existam no cardápio e ganhar a total confiança do cliente - fazendo que ele peça para ser surpreendido gastronomicamente.
Quem comanda a casa que recebe o seu nome é o chef Hideki Fuchikami. Envolvido com a gastronomia desde 1979, já tinha paixão pela arte de cozinhar desde criança. “É um dom, sempre gostei de cozinhar”, conta o Chef Hideki. Apaixonado pela culinária japonesa, embarcou para o Japão e lá ficou por 10 anos aprimorando seus conhecimentos, descobrindo outros estilos e passando pelas cidades de Tóquio, Osaka e Kyoto. Depois de uma década no oriente, Hideki volta para o Brasil e passando por um tempo pelo Yashiro em SP - logo resolveu abrir seu próprio restaurante.
 
Sushi de lagostim e ovas do Hideki
Conhecido por seus peixes de qualidade superior, Hideki conta a receita de sucesso que sustenta sua casa há dez anos. “A humildade é fundamental e fazer o que se gosta também. Não é nada fácil cuidar de um restaurante - muitas vezes você se torna um escravo do seu próprio trabalho, mas quando se gosta do que faz - é completamente compensador, eu adoro o que faço”, abre o chef e sushiman. Este mês acontece o Kaiseki no Hideki ( evento gourmet para refletir) - é  um ritual formal gastronômico japonês, servido em forma de menu degustação. Como um banquete oriental, o chef organizou e criou essa iniciativa louvável, onde parte desse evento gastronômico é revertida para entidades. O Kaiseki é composto por 10 pratos, que são servidos como uma obra de arte, onde é possível degustar os cinco métodos de trabalho: o assado, o cozido, a vapor, o cru e o frito. A venda desse jantar acontece de 09 de agosto a 04 de setembro, mas o chef promete prorrogar o evento especial para todo o mês de setembro.
 
A inusitada sobremesa Mitsumame
O Empratado esteve na unidade da Bela Vista para conversar com o carismático chef Hideki e conhecer sua gastronomia. Enquanto falávamos, Hideki preparava com olhos atentos e mãos precisas um prato escolhido por ele para fotografarmos. Ao som oriental discreto ao fundo, nos foi apresentado o Combinado Super - prato normalmente quando pedido, o chef sempre exerce um processo de criação sobre ele - o prato nunca se repete, como se fosse uma pintura de um quadro. O menu da casa é sortido, mas no quesito exóticos, o restaurante dá um show a parte: O Combinado Super  se divide em dois pratos fartos e coloridos. Em um bowl fundo de cerâmica sashimis de torô (atum gordo), robalo, olho de boi, anchova negra, polvo e vieiras - De apresentação impecável, os ingredientes foram colocados sobre lâminas de gelo dentro da própria louça delicada - a matéria-prima de primeira linha.
 
Um dos espaços aconchegantes da casa
Em seguida, como uma aquarela, nos chegou à mesa a segunda parte do combinado - exótico, aromático e supersaboroso, o prato era composto por sushis de enguia, filhote de enguia, torô (atum gordo), barbatana de tubarão, lagostin com ovas, mini polvo e marisco vermelho. Serve bem duas pessoas - valor aproximado do combinado - R$240,00 (isso, porque como é criado na hora  é possível que outros ingredientes exóticos diferentes possam compor o prato). De sobremesa fomos de Mitsumame - R$20,00 - harmonização inusitada de sorvete de creme, gelatina, frutas frescas e doce de feijão azuki. De texturas e consistências distintas, provoca sensação divertida na degustação - fusão perfeita na receita.
E não deixe de pedir pelo Chawan mushi - creme de ovos. Uma espécie de flan de claras de ovos guarnecida com peixe ao fundo (pode variar a guarnição com cogumelos). A textura é leve e o sabor delicado - desmancha na boca.
 
 
Gastronomia artística e imponente, bom custo benefício, atmosfera do Oriente e sabor inigualável.
 
 
Serviço: Hideki – Sushi bar e Restaurante
Rua Treze de Maio, 1050 - Bela Vista/SP
Tel: (11) 3283-1833
http://www.hidekisushi.com.br/
 
Unidade – Pinheiros
Rua dos Pinheiros, 70
Tel: (11) 3086-0685
Unidade – Moema
Avenida dos Imarés, 542
Tel: (11) 5049-3324
 
 
Foto: Márcio Palermo – (Estúdio Pavão)
Bruno Pavão – www.brunopavao.com.br
http://pavaophoto.wordpress.com