Cardapios

Pâtisserie Lia Jordão traz gastronomia elegante em forma de doces e bolos para casamento


Postada em 11/04/2013 às 22:58
Por Glaucia Balbachan


 
Para quem vai jogar o bouquet!
 
Vai casar?  Reza a lenda que o bolo de casamento faz parte da cerimônia nupcial desde o período renascentista na Europa. É feito de farinha, devido à crendice de simbolizar a fertilidade e prosperidade. Na Roma antiga, eram preparados como uma espécie de pão à base de farinha. No ritual o noivo era o primeiro a provar, e logo era partido o mesmo pão sobre a cabeça da noiva, simbolizando bênçãos e fartura na vida do casal. No século XIX, a realeza estabeleceu o bolo de noiva como um acessório importante da cerimônia do casal.
 
Bolo com pasta americana
 
Outro ponto relevante na tradição matrimonial foi o mês de maio - escolhido para os casamentos. Existem algumas teorias sobre a escolha de tal mês, uma delas é que na Idade Média o mês de maio era o mês onde as pessoas no hemisfério norte, tomavam seu primeiro banho anual, era o mês onde a primavera começava e o frio deixava de ser intenso. Então, os casamentos aconteciam neste período. Outra explicação é porque maio é o mês das flores na Europa, onde torna a paisagem mais bonita para a celebração e a última hipótese seja de fundo cristão; maio é o mês de Maria, mãe de Jesus e a partir deste fato, o quinto mês do ano passou a ser considerado o melhor para a união de casais. Com o passar do tempo, as modificações foram surgindo e hoje, definitivamente o mês de maio deixou de ser o mês das noivas. Hoje se casa durante o ano todo, em especial os meses mais quentes. E os bolos de casamento são verdadeiras obras de artes comestíveis, onde as possibilidades de apresentação são infinitas. Sejam os bolos mais tradicionais com noivinhos no topo ou com várias camadas, eles sempre encantam aos olhos.
 
Os apetitosos cupcakes de doce de leite com nozes
 
 Este mês de maio “empratamos” os delicados doces e bolos da pâtisserie Lia Jordão em Pinheiros/SP. Com um ano de existência a casa de delícias tem como conceito - a felicidade de transformar sonhos em realidade gustativa para o momento especial da festa do casamento. A pâtisserie tem um cardápio de 25 tipos de doces, além de bolos diversos. A linha gastronômica beira o clássico e contemporâneo devido ao gosto e perfil de noivas. Entre os clássicos preferidos estão: marzipan, camafeu, bombom de uva, doces de chocolate, de nozes, coco queimado e a linha de brigadeiros gourmet, que a casa de gostosuras oferece na degustação da noiva. Outra linha de doces mais contemporâneos abre espaço para as frutas exóticas e bombons de wasabi.
 
A novidade no menu de doces - waffers de brigadeiro e nozes
 
 Comandada pelas chefs Lia Jordão e Ana Cristina Ferreira o processo de criação gastronômico fica por conta de viagens, feeling, experiências e principalmente das ideias trazidas pelas noivas. “Aqui as noivas colocam suas ideias e a gente viaja junto. Executar o sonho dessas pessoas é o que mais gostamos de fazer. Quando alguém vem com alguma sugestão bem diferente é aí ficamos mais empolgadas para criar.”, abre a chef Lia Jordão.
 
O perfil de público são noivas, debutantes, mães para chá de bebês, lembranças para maternidade e empresas. “Às vezes, pegamos o ciclo de vida das clientes. Aqui elas fecham os doces do casamento, depois do chá de bebê, aniversário de um ano e por aí vai...”, menciona a chef Ana Cristina.
 
O clássico bolo em camadas
 
 Lia e Ana Cristina se conheceram na cozinha do Restaurante Gardênia na Vila Madalena/SP. Lia se graduou em gastronomia em SP e estudou cozinha francesa no Instituto Paul Bocuse na França, já Ana Cristina estudou hotelaria no sul do Brasil e fez gastronomia na Itália. Lia saindo do restaurante começou a trabalhar com confeitaria em casa e com o aumento da demanda de noivas e pedidos - a chef abriu a pâtisserie e convidou Ana Cristina pra montar a parceria. “Do contrário que pensam duas chefs se dão super bem na cozinha. Uma complementa a outra, não há ego. O respeito é mútuo e as ideias sempre acontecem juntas”, diz Ana Cristina.
 
Ao chegar, nos deparamos com uma mesa cheia de guloseimas sofisticadas e dentre elas dois bolos clássicos de pasta americana, cupcakes de doce de leite com nozes, uma caixa de brigadeiros trufados, que as noivas normalmente dão de presente para os padrinhos e a nova linha de waffers de avelã e brigadeiro.
 
Trabalho detalhista e cuidadoso, equilíbrio nas cores, presença de identidade e delicadeza no sabor.
 
 
Serviço: Lia Jordão Patesserie
Rua Vupabussu, 35 - Pinheiros/SP
 
Tel: (11) 3791-597 / (11) 8276-1231
 
www.liajordao.com.br
 
Fotos: Márcio Palermo - www.marciopalermo.com.br
 
 
Estúdio Bruno Pavão - www.brunopavao.com.br
 
http://pavaophoto.wordpress.com