Cardapios

O Festival Gastronômico de Búzios traz boas surpresas em sua 14ª edição


Postada em 09/07/2015 às 17:50
Por Glaucia Balbachan


É apropriado dizer que a edição de número 14 do Festival Gastronômico de Búzios, apresentou pratos de qualidade superlativa na semana de estreia - sexta-feira dia 03 de julho e sábado dia 04/07. Houve um salto significativo em termos de criatividade e apresentação.

Os pontos que fazem parte da rota gastronômica da charmosa Búzios são a Orla Bardot, a Rua das Pedras, Rua Manuel Turíbio de Farias no centro da cidade e em Manguinhos, o Espaço Domme e o elegante Porto da Barra. Nessa edição foram mais de 50 restaurantes participantes apresentando entradas, principais e sobremesas elaboradas com o tema - culinária gourmet unida aos encantos da cidade. Idealizado pelo produtor e jornalista Gil Castelo Branco, o Festival Gastronômico de Búzios chegou a sua 14ª edição com hedonismo e suavidade no paladar. ( Foto abaixo: Noi Bar e Restaurante)

Entradas e sobremesas custam R$ 15,00 e pratos principais por R$ 20,00. Os integrantes do Festival montam suas mesas na frente de seus restaurantes com decoração atraente, comida feita na hora e vinhos em taça para harmonizar. A Rua Manuel Turíbio de Faria, Rua das Pedras e Orla Bardot estiveram ainda mais lotadas que na edição passada. Pelas ruas, aromas de bons pratos e gente, muita gente aproveitando a festa e apreciando o deleite gastronômico local. O sucesso de público durante as duas primeiras noites foi tão grande no Centro de Búzios quando no Porto da Barra. ( Sobremesa do Restaurante Cigalon - abaixo)

Pelo grande volume esperado de pessoas, foi dobrado o número de latões de lixo nos arredores e nas ruas principais da festa – estimam-se mais de 30 mil visitantes durante todo o festival que se estende para este sexta dia 10/07 e sábado dia 11 de julho das 20h até a meia noite. ( Foto abaixo do crepe Belle Helene do Chez Michou)

No Centro, um dos destaques foi do Noi Bar e Restaurante – famoso por suas cervejas saborosas, nesta edição foi criado o Escabeche de frutos do mar acompanhado de Risoto Negro. Irretocável no sabor e no visual, ele é composto de frutos do mar mergulhados em creme á base de leite fresco, vinho branco e toque de manjericão que acompanha o brilhante risoto negro.

No quesito sobremesa – três pratos surpreenderam com seus ingredientes e resultados finais; do francês Cigalon a surpresa veio do Creme patissier de thé matcha, croustillant de frutos secos e chocolate, pipoca e arroz inflado, banana caramelada e cremoso de chocolate – sobremesa levíssima. Da Crêperie Chez Michou foi criada a Belle Helene – Crepe delicada com pera escaldada em vinho branco e especiarias com calda de chocolate e castanhas de caju. Já a sorveteria especializada em sorvetes artesanais – Mil Frutas – reconhecida no Rio de Janeiro e São Paulo apresenta degustação de três sabores atraentes como: Chocolate com especiarias, Framboesa e uma salva para o sabor inusitado de Azeite e mel.

No Porto da Barra foi possível conferir a entrada impecável do Golden Market – Tábua de Queijos e Iguarias: Queijo azul, Brie e Gouda Maasdam acompanhados de caponata de berinjela, uvas passas e baguete Golden – O vinho servido foi o francês Vive La Vie. Atendimento e serviço cordiais. Como Principal o Anapus Restaurante e Bar preparou com toda pompa e cores a Paella de Frutos do Mar. Atípica só leva frutos do mar com lula, polvo, camarão, mexilhão e um lagostim inteiro sobre o prato esmerado ( foto acima). Por fim, fechamos com a maestria do Chef Zuza do Zuza Restaurante com a leveza e arrojo do Mini arroz Ruzene de aspargos e catado de caranguejo. Mais delicado que um Risoto, o prato trata-se de uma fusão de texturas e sabores presentes, que une o mini arroz de aspargos, catado de caranguejo no coco e açafrão, pangrattato de bottarga e azeite de capim limão e manjericão – Sem erro! ( Foto abaixo).

Cidade charmosa, serviço cordial, boa gastronomia e bom custo benefício – Quem nunca esteve no Festival é altamente recomendável e para aqueles que já conhecem, vale o repeteco.

Serviço: Festival Gastronômico de Búzios – 14ª Edição.
Centro: Orla Bardot, Rua das Pedras e Rua Manuel Turíbio de Farias
Fora do Centro: Porto da Barra e Espaço Domme (Manguinhos

www.facebook.com/festbuzios

www.festbuzios.com.br

Fotos: Fábio Rossi