Cardapios

Winebar apresenta azeites do produtor Herdade do Esporão em edição especial


Postada em 07/09/2015 às 01:25
Por Glaucia Balbachan


Usado como tempero, o azeite é um dos alimentos que mais traz benefícios à saúde. Por conta de sua gordura monoinsaturada, o óleo de oliva previne doenças cardíacas, contem polifenóis, Omega-3, vitamina A, B e antioxidantes, além de hidratante para pele.
Daniel Perches do Winebar conversou com a especialista e responsável pelos azeites do produtor lusitano Herdade do Esporão – Ana Carrilho, que deu dicas de conservação do produto como: guardar bem tampado em local fresco e sem iluminação.
Opostamente ao vinho, que “quando mais velho melhor” – o azeite quanto mais jovem melhor é. “O melhor azeite é o mais novo, é aquele que está na azeitona”, menciona a especialista Ana.

No programa foram degustados dois azeites Herdade do Esporão – Azeite Virem Extra e o Selecção.

Azeite Virgem Extra

Feitas com quatro variedades plantadas no Alentejo - Galega, Cordovil, Verdeal e Cobrançosa, no nariz é aromático com toques herbáceos de folhas frescas e é medianamente frutado. Na boca é leve e fresco com destaque na intensidade de sabor e fim marcante. (Acidez – 0,2). Valor: R$32,50

Azeite Selecção

Extraído das azeitonas – Galega, Cobrançosa, Frantoio e Picual, o azeite Selecção é o que mais impressionou por causa da picania que se sente na língua. Agradável, tem tons esverdeados na cor e aromas intensos de frutos verdes e casca de banana. O nome Selecção vem pela seleção das melhores azeitonas. No paladar é fresco com características de amargor discreto na boca e um ligeiro apimentado. Vale a experiência (Acidez: 0,2). Valor: R$60,50.

Serviço: Azeites Herdade do Esporão
Importador: Qualimpor
Tel: (11) 5181-4492
www.qualimpor.com.br

Fotos: Divulgação