Goles

Rossoterra: A Sardenha cai na graça do Brasil com Vinhos e Brandy expressivos


Postada em 21/12/2015 às 23:45
Por Glaucia Balbachan


A encantadora Ilha da Sardenha na Itália, além de ser conhecida por seu turismo traz boas surpresas vindas do mundo do vinho. De cultura milenar vem crescendo e deixando sua marca dentro e fora da Europa. Tintos, brancos, espumantes e principalmente Brandys estão se destacando qualitativamente. Uma das castas mais antigas é a Vernaccia – produzida como base do vinho Vernaccia di Oristano (semelhante ao Jerez).


Em tasting especial em São Paulo, os sócios responsáveis pela importadora Rossoterra no Brasil e pelo Enoturismo na Sardenha (Rossoterra Bike & Food) - O Chef de cozinha Felipe G. Bianchi e o sommelier Fabio Simone Murgia começaram a degustação dando boas-vindas com o fresco e delicado Prosecco Millesimato Extra Dry.

Em seguida o tinto Lieros surpreendeu pela personalidade e sabor. Do produtor Giuseppe Carboni, o vinho é elaborado com cinco castas: Cannonau, Aleático, Monica, Bovale Sardo e a branca Nasco. Foram engarrafadas apenas 600 unidades (todas enumeradas com impresso em ouro em baixo relevo). Esse projeto trata-se de um vinho que resultou em aromas de frutas como: ameixa, cereja, morango, especiarias, notas de chocolate e tostados. Na boca é uma delicia. É redondo e fácil de beber. Com corpo médio +, é elegante com taninos suaves e final agradável de fruta. (Toda produção existente do Lieros é encontrada pela Rossoterra Brasil).

Teor alcoólico: 14%
Valor: R$ 650,00

Como tudo que é bom sempre fica para o final, o Brandy di Vernaccia chegou à mesa majestoso em garrafa vermelha feita a mão e envelhecido por quase 30 anos em barricas de castanheiras da Sardenha, que lhe rendeu suntuosidade. Do produtor Silvio Carta, o destilado de produção única – não será repetido. Com apenas 90 garrafas (todas arrematadas pela Rossoterra), o Brandy é de primeiríssima linha. Com 45% de teor alcoólico e de cor âmbar, no nariz traz casca de laranja, grapefruit, caramelo e amêndoas  com intensidade. Na boca é a potencia e elegância de mãos dadas. O retrogosto é intenso e macio. É um objeto de desejo impressionante.

Valor: R$ 1.900,00


Serviço: Rossoterra Brasil
Onde comprar: (11) 96826-00022
E-mail: [email protected]

www.rossoterrawine.com

Fotos: Divulgação