Goles

Chico Carreiro: Importadora carioca lança vinhos lusitanos da Vinícola Dona Berta


Postada em 16/04/2017 às 22:07
Por Glaucia Balbachan


Do Douro direto para o Brasil

A responsável pelo projeto e pela criação da importadora carioca de vinhos é a engenheira Marly Galvão, que trabalhou por 33 anos na TV Globo no Rio de Janeiro e que antes mesmo de se aposentar já tinha a importadora em mente. Principalmente depois de visitar algumas vinícolas em Portugal, em especial na região do Douro.

Hoje uma realidade, a importadora Chico Carreiro trabalha apenas com um único produtor Dona Berta, que no ano passado foi vencedor do Festival do vinho do Douro Superior com o Reserva Tinto 2012 levando a medalha de ouro.

A Vinícola Dona Berta que está na sua terceira geração, foi fundada em torno de 40 anos. As variedades cultivadas são: Casculho, Cornifesto, Tinta Raiz a Silveirinha, Donzelinho e Folgazão. O projeto conta com cerca de 15 hectares, onde a casta Rabigato foi uma das grandes apostas na produção pelo engenheiro eletricista Hernani Verdelho. Depois de sua morte em 2011 a vinícola ficou nas mãos de sua esposa Maria Fernanda Verdelho e filhos. Onde continuaram a produzir as variedades Tinta Roriz, Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Barroca, Tinto Cão, Rabigato e Verdelho.

São vinhos elegantes e com características de tradição no trabalho principalmente com as vinhas velhas para as castas brancas. O enólogo da vinícola é Virgilio Loureiro com vasta experiência trabalhou em muitos projetos e vinícolas portuguesas. O mesmo que ajudou Adriano Miolo a instalar uma coleção de castas portuguesas em Bagé na Fortaleza do Seival.

Em tasting especial para imprensa o vinho que abriu o evento foi o Dona Berta Branco Rabigato Garrafeira 2010. Em seguida o segundo branco Vinha Centenária reserva 2010, os Tintos Dona Berta reserva Sousão 2013, Dona Berta Tinto Cão Reserva 2011 e o Dona Berta reserva 2012 (único rótulo disponível no Brasil). É um corte de Tinta Rotiz, Touriga Nacional, Tinta Barroca, Tinto Cão e Touriga Franca.

Trata-se de um português elegante com frutas vermelhas nos aromas e muito frescor. Gastronômico tem boa acidez, taninos macios e persistência final. Teor alcoólico: 13,5% - Preço sugerido: R$ 150,00

 

Serviço: Vinícola Dona Berta

Importadora exclusiva: Chico Carreiro

Facebook: chicocarreirobrasil

E-mail: [email protected]

Fone: +55 21 2498-7874

WhatsApp +55 21 99138-5983

www.chicocarreiro.com.br

Fotos: Divulgação