Goles

Especial Chile: A supremacia da variedade Syrah do produtor Quinta de Maipo


Postada em 07/05/2017 às 18:10
Por Glaucia Balbachan


A excelência do solo do Maipo

Foto: Viña Maipo

Trata-se de um grupo de vinícolas que se formou no ano de 2010 e que faz parte da marca Concha y Toro. Da Quinta De Maipo pudemos conhecer a Viña Maipo, provar seus vinhos e conhecer alguns rótulos da vinícola Maycas del Limari ( outra viña do grupo).

Logo que chegamos à Viña Maipo, fomos levados pela enóloga Tamata Flores para o Cerro Lonquén – a parte mais alta de todo o terreno do local. A vista é inebriante. De cima se vê a Terraza superior com o solo provido de material vulcânico, argila e umidade – Características ideias para a variedade Syrah. 

Em seguida se avista a Terraza Inferior de origem aluvial com solo composto por areia, pedras e muita drenagem, que são bons para o cultivo de Cabernet Sauvignon garantindo taninos suaves ao vinho. E por fim a tranquilidade do Rio Maipo que fecha a vista pacífica da Viña.

Localizada a 45 km de Santiago, a vinícola está a 80 km do Oceano Pacifico e a 80 km das Cordilheiras dos Andes. Com aproximadamente 160 hectares as variedades são muitas como: Carménère, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Chardonnay, Viogner e Syrah que é a cepa mais importante da viña.

Em funcionamento desde 1948, antes era uma viña tradicional e particular, 20 anos depois a Concha y Toro se apropria do melhor vinhedo trazendo aumento da gama dos vinhos. E logo se formaram algumas linhas e categorias.

Atualmente a cepa mais emblemática da Vinícola Maipo é a Syrah e o responsável por focar a variedade é o enólogo chef Max Weinlaub, onde colocou porcentagem de Syrah em praticamente todos os vinhos. Tão significativos os rótulos da Viña como Maipo Protegido, são servidos na primeira classe dos aviões internacionais.

Em degustação especial provamos as linhas Vitral, Maycas Del Limarí e a linha Viña Maipo. Começamos com o Vitral Sauvignon Blanc safra 2016. O vinho é uma delicia. Com a cepa cultivada em Aconcagua, Vale Central e Vale de Coquimbo – nos conferiu um vinho fresco, com ótima acidez, frutas cítricas como: maçã verde, limão, maracujá e notas minerais. Na boca tem ainda mais refrescância, fruta cítrica fresca, acidez equilibrada e vontade de tomar mais uma taça. Teor alcoólico: 13%.

Depois partimos para o 100% Chardonnay da marca Maycas Del Limarí 2015. Vinícola boutique, que produz apenas vinhos Premium, a marca Maycas Del Limarí traz características que determinam três elementos importantes que definem o resultado de seu trabalho – influencia marítima, neblinas que protegem as parreiras da alta claridade e solos minerais que tem coloração azul. O mesmo tom de azul aparece nos rótulos de seus vinhos.

Maycas Del Limarí – Quebrada seca provem de cepas de Chardonnay do Valle del Mimarí tem passagem de 12 meses em barrica de carvalho francês. No nariz o vinho traz baunilha, caramelo, frutas amarelas como pêssego e pera, além de maçã vermelha e muita acidez e frescor. Na boca é bem saboroso com corpo estruturado, delicadeza e persistência final. Teor alcoólico: 14%.

Depois seguimos com o Maycas Del Mimarí San Julián – Pinot Noir safra 2014. Nos aromas muitas frutas negras como amora e mirtillo e nota floral de violeta. No paladar é fresco, elegante e delicado. Traz taninos macios e final marcante. Teor alcoólico: 14%.
Voltamos à linha Viña Maipo Vitral com o Cabernet Sauvignon - Safra 2015. No nariz é fresco e super frutado com morangos e framboesas. Na boca é simples agradável no paladar e redondo. Teor alcoólico: 13,5%

Viña Maipo Gran Devoción – Safra 2013

É um blend de Carménére e Syrah, que teve passagem por carvalho francês por 14 meses. O vinho é uma delicia. Nos impressionou. É bem complexo com aromas de frutas vermelhas, especiarias como pimenta preta e notas florais. Na boca tem frescor, elegância, sabor e com taninos macios. O final é picante e persistente. Sem erro! Teor alcoólico: 14,5%.

E fechamos com o Maipo Limeted Edition – Safra 2012

100% Syrah, o vinho é impressionantemente bom. Faz jus a fama que tem, por conta da cepa ícone da vinícola. O vinho é complexo nos aromas com frutas mais maduras em compota, cacau, tostados e chocolate. No paladar equilíbrio, persistência, taninos aveludados, frescor, boa acidez e fim longo. Ótimo trabalho. Teor alcoólico: 14,5%.

 

Serviço: Quinta de Maipo

Vale de Maipo – Chile

Av. Nueva Tajamar 481

Torre Sur, Piso 5, Las Condes – Santiago, Chile

www.quintademaipo.com

www.maycasdellimari.com

Importado no Brasil Maycas del Limarí: www.wine.com

Importado no Brasil Viña Maipo: www.ravin.com.br

Fotos: Site Empratado