Cardapios

A panificação artesanal do chef padeiro Marco Antonio Corrêa


Postada em 16/01/2024 às 00:19
Por Glaucia Balbachan


Para fazer pão é fácil, você vai precisar apenas de farinha, sal, água e fermento, certo? Errado! Por trás desse mundo encantador chamado panificação artesanal, há muitas informações valiosas, quantidades certas nos ingredientes e técnicas envolvidas para fazer pães de qualidade. Aos interessados, que sonham em abrir boutiques de pães, padarias ou mesmo aperfeiçoar a profissão de padeiro é necessário se reciclar para agregar conhecimento profissional. Felizmente, um bom lugar para aproveitar essa gastronomia já existe.

Localizado na rua Amador Bueno da Veiga, 1312 – Penha de França/SP, a Padaria e Centro Gastronômico Requinte conta com tecnologia, muito trabalho e uma brigada de vários padeiros que preparam vasta variedade de pães, numa espécie de “paraíso do sabor”, na zona leste.

O responsável pela marca Requinte é o chef boulanger Marco Antonio Corrêa. Neto e filho de padeiros, é a quarta geração, que seguiu com a gastronomia se especializando e se inspirando nas suas viagens à Portugal e Itália. “Aprendi logo de pequeno a fazer pão na padaria da minha família”, conta o chef e proprietário.
A padaria Requinte é um verdadeiro deleite aos olhos e paladar e o perfil de público da casa é variado. Segundo o chef padeiro - cada vez mais as pessoas estão ficando mais exigentes, sempre querendo consumir produtos de qualidade.

O pão e o tempo

"O principal ingrediente para se fazer um pão de qualidade é o tempo. Se souber usar o tempo você consegue sentir e escutar a massa, quando estiver no ponto certo. Um bom padeiro precisa ter sensibilidade com olhos e ouvidos nas pontas dos dedos", conta o chef de panificação da Requinte.

São produzidos centenas de itens entre vários tipos pães, pizzas, confeitaria, venda de vinhos e para quem gosta de aproveitar um pouco de tudo, há um farto brunch aos fins de semana.

A gastronomia do Chef Marco Antonio Corrêa é marcante e recheada de personalidade, onde remete a contrastes de sabores, cores, aromas e formatos em perfeita harmonia. Para quem ainda não conhece a gastronomia da Requinte são pães que alimentam o corpo e a alma.


Quiz com o Chef Boulanger Marco Antonio Corrêa

Empratado: O que não pode faltar na sua cozinha?
Marco Antonio: Vinho, temperos e pães
Empratado: Qual é o seu prato coringa na hora da fome?
Marco Antonio: Omelete com bacon e queijo
Empratado: Um filme que te dá fome...
Marco Antonio: Uma linda Mulher
Empratado: Um som para acompanhar uma refeição...
Marco Antonio: Rock
Empratado: Qual o seu pão favorito?
Marco Antonio: Pão de Campagne
Empratado: Qual é a sua bebida preferida?
Marco Antonio: Vinho
Empratado: Um padeiro que te inspire
Marco Antonio: Os padeiros daqui da nossa padaria, que se esforçam diariamente e ficam no calor do forno e que vivem a padaria de forma intenda e profissional
Empratado: A caminho da cadeira elétrica, você tem direito a sua última refeição. Qual seria?
Marco Antonio: Pão com manteiga


Serviço: Requinte Centro Gastronômico – Padaria, confeitaria e restaurante

Rua: Amador Bueno da Veiga, 1312 – Penha de França/SP

Tel: (11) 2958-6965

www.requinte.com.br

Instagram: @requinte

Fotos: Empratado