Goles Velho Mundo

A superestimada Wittmann e seus Rieslings majestosos no Brasil


Postada em 04/07/2023 às 00:42
Por Glaucia Balbachan


Na penúltima semana de junho, aconteceu uma série de eventos em relação à Feira de vinhos Naturebas da chef Lis Cereja em São Paulo. E muitos produtores de vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais estiveram presentes para expor seus rótulos.

Com passagem rápida pelo Brasil, o enólogo Leonhard Meese da marca reputada de vinhos alemãs Weingut Wittmann chegou à São Paulo para degustações e masterclass. Responsável pelos vinhos biodinâmicos desde 2017, Meese esteve presente na feira de vinhos que aconteceu dia 22 de junho na Oka Caburé em Pinheiros/SP.

Para o enólogo Leonhard, colocar em prática a viticultura biodinâmica requer muito mais trabalho manual no vinhedo para aproveitar ao máximo o sol, o vento e a chuva.

“Primeiro passo é livrar o solo e videiras dos produtos químicos e herbicidas. Esse trabalho de equilíbrio é longo e requer paciência. Uvas saudáveis crescem em solo saudável... e isso, em última análise, garante o alta qualidade e ótima expressão de terroir de nossos vinhos”, menciona o enólogo da vinícola alemã Wittmann.

Na ocasião, foi servido os rótulos Wittmann Riesling Trocken 2020 - Estate e o Wittamnn Westhofener Risling Trocken 2020 – Premier Cru.

Wittmann Riesling Trocken 2020 – Estate

Biodinâmico com coloração amarelo dourado, esse Riesling traz nos aromas frutas cítricas e nota de maracujá. No paladar seu gole apresenta acidez equilibrada e mineralidade destacada. Sem erro!

Wittamnn Westhofener Risling Trocken 2020 – Premier Cru.

Gastronômico, este Riesling é imponente. Proveniente de vinhedos próprios do terroir de Westhofener está pronto para consumo com seus aromas de maracujá, maçã verde e cítricos. Seu gole é vivo na acidez, marcante na mineralidade e longo no final de boca. Costuma ser ótima companhia de comida japonesa e frutos do mar.

 

Serviço: Weingut Wittmann

Importadora: Weinkeller

Instagram: @weinkeller_vinhos

www.weinkeller.com.br

Instagram: @weingut.wittmann

Fotos: Weingut Wittmann