Cardapios

Tordesilhas Restaurante: Do ordinário ao extraordinário


Postada em 19/06/2022 às 21:04
Por Glaucia Balbachan


As mãos femininas no comando da Chef Mara Salles

São três décadas com a dedicação natural e incansável pelas mãos femininas da cozinha do Tordesilhas. Muito sabor e pesquisa envolvendo ingredientes brasileiros, que sempre nos aproxima do que gostamos no dia-a-dia.

A chef Mara Salles como protagonista há 30 anos na casa, cria e acompanha a evolução da gastronomia nacional com suas mãos cuidadosas revelando a versatilidade de insumos em apresentação estética excepcional.

Não é só os ingredientes que são pensados no menu especial ou nos pratos fixos da casa, há uma espécie de ritual delicado e cordial no serviço, que é incontestável, onde somados as garfadas saborosas e ao gole redondo da caipirinha da casa, a experiência ganha memória e vigor.

Inquieta, a chef Mara quer sempre conhecer cada vez mais a cultura brasileira gastronômica, festas populares onde a comida envolve as pessoas, novos ingredientes e etc. “Ainda há muito a ser descoberto. Minha base é principalmente a feminina na cozinha. Eu aprendi com mulheres e mulheres que cozinham em casa. E a minha cozinha é verdadeiramente de alma, porque antes de tudo, tem que ter o gosto da comida da minha casa. O melhor lugar onde a gente come é na sua casa”, relada a chef do Tordesilhas.

Jean-Anthelme Brillat Savarin, fisiologista e escritor de gastronomia francês, conta que a função da comida é o restauro. E esse sentido do restauro é o que move a cozinha de Mara.

O gosto do novo... sempre tento fazer algo de novo, eu me identifico com isso, mas algo sempre acaba me chamando para essa cozinha de alma. É bom poder restaurar as pessoas”, menciona a chef.

Mara desenvolveu um menu degustação recentemente, onde queria incluir os ingredientes: arroz, feijão e ovo. O que é um desafio. Segundo a chef não se serve um “PF” em um menu degustação. Mas a inventividade promete estar presente na criação.

“O comensal vai vir ansioso com a expectativa do novo para conhecer o menu degustação e comentar sua experiência e não podemos desprezar isso, mas não podemos esquecer nossas raízes e a criação não pode superar o gosto e o restauro”, diz.

Para saber o que acontece no mundo da gastronomia, Mara gosta de estar perto dos jovens chefs; “Eu adoro estar perto dessa moçada. Embora eu esteja inserida nessa cozinha mais maternal feita por mãos femininas, é uma necessidade compartilhar conhecimento com esses jovens”.

Quando se fala no Tordesilhas sempre gera uma grande expectativa, um consenso comum aos pratos que se aplica por lá. Trata-se de um trabalho incessante com a comida brasileira, aromas reconfortantes com a missão de restauro do estômago e alma, feito com as mãos femininas, que nos traz a sensação de resgate. É o ordinário ao extraordinário.

Quanto ao menu degustação que a chef Mara Salles nos contou, conseguimos de forma exclusiva parte desse menu. Entre eles o prato intitulado de: Feijão, Arroz, Ovo e Beiju de mandioca. Trata-se de arroz branco envolvido em um caldinho de feijão cremoso com uma gema curada em beiju se passando pela clara. O segundo prato chega com a reconfortante Costelinha de porco com dois tucupis e Pupunha ( foto abaixo).

Entrevista bate-bola com a chef Mara Salles

Site Empratado: Se você não fosse do mundo da gastronomia, de qual mundo ela seria?

Mara Salles: Seria do teatro.

Site Empratado: Qual ingrediente que não pode faltar na sua cozinha?

Mara Salles: Pimenta.

Site Empratado: Come fast-food?

Mara Salles: Não.

Site Empratado: Crepe ou tapioca?

Mara Salles: Tapioca, claro.

Site Empratado: Qual a sua bebida favorita?

Mara Salles: Cachaça branca.

Site Empratado: Qual seu restaurante favorito?

Mara Salles: A Casa do Porco.

Site Empratado: Um prato coringa na hora da fome...

Mara Salles: Ovo.

Site Empratado: Um filme que abra o seu apetite...

Mara Salles: Tampopo – Os brutos também comem spaghetti.

Site Empratado: Uma música para acompanhar uma refeição...

Mara Salles: Uma boa música que seja em volume baixo.

Site Empratado: Uma memória afetiva relacionada a comida...

Mara Salles: As tirinhas de jabá com urucum da minha mãe.

Site Empratado: Alho, cebola ou pimenta?

Mara Salles: Todos os três.

Site Empratado: Um prato que não te cai muito bem...

Mara Salles: Um prato mal feito.

Site Empratado: Uma receita de família...

Mara Salles: Carne de panela da minha mãe.

Site Empratado: A caminho da cadeira elétrica, você tem direito a sua última refeição, qual seria?

Mara Salles: Estou em dúvida entre um bom prato de arroz com feijão ou um belo prato de espaguete.

 

Serviço: Restaurante Tordesilhas

Endereço: Alameda Tietê, 489 – Jardins/SP

Reservas: (11) 3107-7444 e (11) 3214-5298

(Quinta e Sexta) Almoço – 12h até 15h / Jantar – 19h até 23h

(Sábados) Almoço - 12:00h às 17h /Jantar 19h até 23h

(Domingos) Almoço - 12:00h até 17h

Fotos: Márcio Palermo – Instagram:@marciopalermo