Goles Novo Mundo Viagens

Os vinhos e os bosques da Viña Varela Zarranz


Postada em 16/06/2020 às 00:35
Por Glaucia Balbachan


A família Varela Zarranz leva o legado no mundo do vinho desde 1933, mas essa história tem 130 anos de existência no Uruguia.
Anos depois, compraram um dos mais antigos e mais bonitos estabelecimentos de vinhos no Uruguai, onde atualmente produzem seus vinhos. Na propriedade somam 100 hectares de videiras cultivadas, de origem francesa.

Sim, certamente é a propriedade mais encantadora de vinhos, em Canelones. E se o Uruguai está na sua lista de viagem, a Varela Zarranz é parada obrigatória. A casa antiga, o parque e a sala de degustação são um convite irrecusável pra conhecer o trabalho da família. O espaço recebe turistas para tours guiados, almoços e degustação. Reservas antecipadas são imprescindíveis.

Na sua quarta geração, a família vem apostando em renovar-se constantemente. Do lado de dentro a vinícola conta muita história. Trata-se da união da tradição e tecnologia para extrair o melhor de suas uvas. Na cave subterrânea, do período de 1892, descansa a maior coleção de barricas de carvalho francês enormes.
Já nos vinhedos as variedades cultivadas são: A emblemática Tannat, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Marselán, Merlot, Chardonnay, Sauvignon Blanc, Viognier e Muscat Petit Grain.

Quanto aos vinhos são produzidas algumas linhas como a Clássica, Roble, Premium, OMM e a linha de espumantes Nature.
Em tasting especial separamos três rótulos que não passaram despercebidos – o espumante Varela Zarranz Brut Nature, o 1888 Marsélan safra 2018 e o Open Cellar Tannat 2016.

 Varela Zarranz Brut Nature

Espumante supersaboroso que estagia 36 meses sobre as lias. É um blend de Chardonnay e Viognier que impressionou pelo frescor e estrutura. Suas borbulhas são miúdas e persistentes. Nos aromas frutas brancas, baunilha e notas de panificação. No paladar é untuoso, agradável e longo. Perfeito.

1888 Limited Edition Marsélan – safra 2018

O vinho é uma bela surpresa e uma homenagem ao fundador da vinícola Diego Pons. É um Marsélan vinificado de forma natural. Fermentação espontânea e leveduras da própria uva. (sem adição de sulfitos). Aromas vivos e intensos de frutas negras maduras. Na boca é potente, taninos marcados e acidez deliciosa. Tem fim persistente e longo final de fruta na boca.

Open Cellar safra 2016

100% variedade Tannat, é um vinho premium e refinado. Tinto de guarda que passa por barrica de carvalho por 12 meses e 10 meses em garrafa até ser comercializado. De cor profunda traz nos aromas frutos negros, especiarias, notas defumadas e chocolate. No paladar é potente, elegante, com acidez equilibrada e taninos doces e granulados. Um belo vinho.

 

Serviço: Bodega Varela Zarranz

Contato: Santiago Degásperi – enólogo ([email protected])

www.varelazarranz.com

Fotos: Divulgação

Já esteve no Uruguai? Já provou seus vinhos? Comente sua experiência. Esta wine press trip foi um convite da INAVI – Instituto Nacional de Vitivinicultura do Uruguai e pela Uruguay Wine.