Cardapios Viagens Receitas Pratologia

A origem do Boeuf Bourguignon


Postada em 06/05/2020 às 23:40
Por Glaucia Balbachan


Bœuf Bourguignon, ou Boeuf à la Bourguignonne, era anteriormente chamado de "Éstouffade de bœuf. Porque, é um tipo de ensopado à base de carne e vinho. Esta cozinha vem diretamente da Borgonha, uma região da França famosa por seus vinhos e criação do gado Charolais. Só muito mais tarde foi decidido chamá-lo de "bœuf bourguignon" para mostrar internacionalmente as riquezas de seu lugar de origem.

Depois essa receita começou a ser exportada para todo o mundo. A história nos mostra que essa receita já foi um prato popular para os camponeses durante as festas. Esses camponeses provaram muitas coisas como acompanhamento, mas o que se tornou tradição nesse período foram as torradas com alho. Depois se tornou um prato de domingo por excelência. E cada família tinha sua própria maneira de cozinhar o Bourguignon passando a ser servido com batatas, massas, purê e etc.

A receita tradicional deste ensopado também inclui cogumelos e bacon. Além de alho, cebola e o bouquet garni (também chamado de ramo de ervas aromáticas).
Na medida do possível, a carne deve ser de Charolais e vinho tinto, Bourgogne é claro. Uma das peculiaridades desta receita é que o tempo de cozimento é longo e deve ferver em fogo baixo. O Bœuf bourguignon deu origem a outro famoso prato do campo o “Les œufs en meurettes”. Quando acaba a carne e ainda tinha muito molho se buscavam os ovos e se abria sobre o molho.

Quando eu fui chef no le Bistrot Bourguignon no centro de Beaune, cheguei a fazer 100 kg por semana para os turistas, mas o melhor Boeuf Bourguignon da Bourgogne em 11 anos que provo em todos os cantos e festas por aqui, está bem escondido em uma taverna familiar é o Bourguignon da minha amiga Marinette, quando vocês vierem passear pela Bourgogne comigo é passagem obrigatória.

Jean Claude Cara

www.brasilbourgogne.fr