Segundo boa parte dos pesquisadores na área, as empanadas são originárias da antiga Pérsia. Nesse período, os árabes já faziam suas esfihas com carde de carneiro. Séculos adiante, a cultura árabe foi levantada para os novos povos conquistados na Espanha, mas precisamente no sul, na região de Andaluzia. Com o passar do tempo, os andaluzes começaram a fazer modificações no preparo dessas “esfihas” da seguinte maneira:
As douradas e inrresitíveis empanadas

Introduziram manteiga na receita, trocaram o recheio de carne de carneiro por carne bovina, ou até mesmo sobra de algum alimento e mantendo o cominho no recheio, páprica ou algum tipo de pimenta, mudando o formato e o tipo de fechamento da massa. A palavra empanada vem de em pan – algo do pão. Com as colonizações espanholas na América, as empanadas atravessaram o Atlântico e passaram a fazer parte dos hábitos de alimentação dos novos povos. Até hoje, as empanadas são feitas em todas as regiões da Espanha e em vários países da América Latina, em especial a Argentina, Chile, Venezuela e Bolívia, sempre com sua particularidade regional. Mas foi na Argentina que as empanadas encontraram sua maior diversidade.
As "esfihas" espanholas
Cada província argentina inovou bem à sua moda, e sendo assim, lá podemos encontrar empanadas das mais variadas e normalmente levando o nome de sua região como: empanadas tucumanas, rosarianas, cordobanas, salteñas e criollas.
Não importa a região, as empanadas são saborosas, quentinhas e são bem-vindas em todas as ocasiões. Um verdadeiro Regalo!!