Cardapios

Santovino propõem Wine Dinner minucioso com seletos rótulos portugueses


Postada em 17/12/2013 às 07:24
Por Glaucia Balbachan


Alvo certeiro!
 
Funcionando desde 2011 na região dos Jardins, o Italiano Santovino tem como característica e proposta gastronômica pratos clássicos e releituras contemporâneas na medida certa do paladar do paulistano. Comandando a cozinha do Santovino recentemente o Chef Paulo Kotzent (ex – Piselli), renova o menu apresentando conceito de suas viagens a Roma, Lombardia, Veneza e Florença. Bem executados, os pratos agregam sabor, cores e texturas em um cardápio enxuto, que vai direto ao ponto.
 
Chef Paulo Kotzent do Santovino
 
De atmosfera elegante, a casa que traz os sabores do país da bota é dividida em dois ambientes distintos, a aconchegante varanda e o salão principal com decoração contemporânea e hedonista.
 
Entrada: Baccalà Mantecato
 
 É apropriado dizer que vinho e comida andam juntos e que os mais de 150 rótulos da adega do Santovino determinam a boa fusão do jantar incrementado e minucioso. Envolvido há 12 anos com as panelas, o Chef Kotzent desenvolveu em conjunto com o sommelier da casa Ivan Damasceno, wine dinners semanais em harmonização completa com bons rótulos. 
 
Primeiro prato: Tortelli di Costola di Maiale
 
Trata-se de um jantar de contrastes e texturas bem acompanhado de vinhos portugueses com couvert de pães artesanais com flor de sal, sardela e azeite extra virgem. A diante, duas entradas leves e com paladar pronunciado tais como: o Baccalà Mantecato – bacalhau desfiado no azeite extra virgem, crocante polenta, azeitonas pretas, tomates doces, aspargos, ovos de codorna e farofa de pancetta – acompanhado do espumante por método de champenoise (Aplauso bical bruto DOC 2009 – Bairrada, Portugal). A outra entrada ficou por conta da Insalata verde al formaggio caprino fresco e fichi – Folhas variadas, vinagrete de framboesas, figos grelhados e queijo de cabra fresco e temperado – acompanha Pedra Cancela branco (DOC 2010 – Dão, Portugal).
 
Varanda da casa
 
No primeiro prato muito aromático e macio foi o Tortelli di Costola di Maiale – Massa recheada com costelinha de porco ao molho do próprio assado, erva-doce (funcho), radiccio roxo, favas e cogumelos frescos – acompanha (Pedra Cancela branco  - DOC 2010 Dão, Portugal). O segundo prato nos chegou a mesa o Brasato di vitello al vino rosso – Vitelo marinado e assado lentamente em vinho tinto, servido com purê de batatas e mostarda di Cremona – compota italiana de frutas. O vitelo desmanchou de tão macio e o restante das guarnições enalteceu o prato com os cortes -  Baga e Touriga Nacional ( Regateiro DOC 2009 – Bairrada, Portugal).
 
Salão principal da casa italiana
 
 E para terminar com o sorriso de orelha a orelha, a sobremesa italiana harmonizada com um vinho fortificado de casta jovem. Cannoli Santovino com o Porto Andresen Ruby (Porto Portugal).
 
Serviço: Santovino Restaurante
Valor: R$150,00 (Por pessoa)
Alameda Lorena, 1821 – Jardins/SP
Tel: (11) 3061-9787
www.santovinorestaurante.com.br
Fotos: Divulgação