Cardapios

Renata Arassiro Chocolates apresenta o melhor chocolate de São Paulo


Postada em 13/04/2013 às 12:35
Por Glaucia Balbachan


Willy Wonka Paulistana!

 
Recentemente a chef chocolatière Renata Arassiro foi premiada com o melhor chocolate da cidade. De fato, seu trabalho faz jus ao prêmio ganho. Seus bombons parecem mais pequenas jóias comestíveis, onde a dificuldade está somente na hora da escolha - são mais 60 tipos diferentes de sabor.
 
Bombom de maracujá com cachaça de banana
 
De fachada discreta em cor vinho, a casa de chocolates é elegante e diminuta. Na sala principal há um balcão tentador com os bombons coloridos e delicados. Prateleiras são ocupadas por alguns “mimos” em forma de chocolate para presentear e algumas de suas esculturas ganhas em campeonatos de pâtisserie compõem a decoração saborosa do espaço.
Envolvida há 13 anos com os chocolates e chefiando a sua loja há quatro, Renata Arassiro adora comer chocolates e os bombons e trufas já faziam parte de sua vida desde quando fazia faculdade de engenharia têxtil. Mesmo depois de formada e trabalhando em uma multinacional, os chocolates marcavam presença forte em sua vida. Durante a semana trabalhava como engenheira e aos finais de semana fazia bombons. “Sempre gostei muito de chocolates, tudo começou meio que de brincadeira na época da faculdade. Vendia muito. Fazia trufas para três Frans’s Café na cidade”, abre a especialista em chocolate.
 
Alguns dos 60 sabores de bombons
 
Com a demanda aumentando, Renata deixa a engenharia e abraça a gastronomia não largando mais. Contudo, fez cursos básicos de confeitaria, onde mais tarde começou a ministrar aulas. Em seguida, começou a trabalhar em uma empresa que era a única distribuidora dos chocolates belga da marca Callebaut, hoje Renata é embaixatriz da marca européia no Brasil.
O conceito da casa da chef Renata tem como alicerce a boa matéria-prima, com chocolate de excelente qualidade (belga e francês - mais belga que francês). Bombons de capim-santo, framboesa e tangerina são feitos com a própria fruta. Não há conservantes ou essências nos produtos. “Aqui prezamos a qualidade sem conservantes. É artesanato e técnica em conjunto. Aqui tudo é feito um a um com todo carinho”, conta a chef Renata Arassiro.
 
Bombons de uísque e cachaça da Renata Arassiro
 
A proposta é de desenvolver produtos cada vez mais personalizados. Os bombons não são embalados, do contrário, estão distribuídos delicadamente na vitrine, para exibir seu brilho e perfeição no acabamento. Conciliar o que há de mais moderno em técnica, boa matéria-prima e bons ingredientes brasileiros são umas das metas de seu trabalho.
Novidades na carta gastronômica acontecem semanalmente - Renata e sua equipe desenvolvem bombons recheados de detalhes e esmero em chocolates de alta gastronomia. A loja recebe um público de luxo, que tem paladar refinado para o produto.
 
Pequenas jóias de chocolate
 
O objetivo é expandir a marca para mais locais. Renata Arassiro tem um espaço exclusivo no Empório Santa Luzia, onde disponibiliza chocolates temáticos, como ovos de páscoa, chocolates para o dia das mães, dia dos namorados e etc. Os bombons somente são encontrados na loja no Campo Belo – vendidos em média por R$ 4,50.
Na hora de escolher, comece pedindo pelo bombom de majericão – aromático e delicado no sabor. Os recheados com frutas críticas como: limão siciliano, framboesa, maracujá com lichia, maracujá com cachaça de banana harmonizam bem com o chocolate que pode variar de porcentagem no cacau. Um bombom inusitado é o praline folhado – com textura macia ganha leve crocância, por conta dos grãos de cacau muído e do coentro que vai por cima, fazendo a diferença no paladar. Para quem gosta de sabores picantes, o bombom certo é o de pimenta mexicana – a ganache cremosa e a pimenta forte fazem fusão perfeita nos ingredientes. Os de caipirinha, uísque e champagne são marcantes e persistentes no sabor. Em especial o bombom de champagne (na forma de uma rolha) é um mimo cremoso e delicado com açúcar na medida certa – Cheers!
Presença de identidade, acabamento impecável nos produtos, cor, sabor e ingredientes incomuns. Vale a visita!
 
Serviço: Renata Arassiro Chocolates
Rua Pascal, 1195 – Campo Belo/SP
Tel: (11) 5092-4977
www.adrianaarassiro.com.br
Fotos: Márcio Palermo – www.marciopalermo.com.br