Cardapios

Disco Xepa: Iniciativa Ecogastronômica propõe conscientização sobre desperdício alimentar em atmosfera musical


Postada em 05/10/2014 às 22:55
Por Glaucia Balbachan


Manifestação impactante do bem comer!

Na Europa sempre houve uma preocupação com aproveitamento integral de alimentos. Produção, inverno e guerras levaram a criar absolutamente toda uma sorte de ingredientes resistentes que hoje fazem a cabeça de muitos glutões de todo o mundo. Com o passar dos anos a cultura e comercio gastronômicos se desenvolveram para suprir o mercado europeu com o melhor no quesito alimentação. A Europa sempre manteve um nível estético excelente. O efeito disso ocasionou a desconexão da natureza para suprir mercados – sendo desenvolvidas bananas sem pintas na casca, frutas sem sementes, alteração de tamanho, cor, formato e etc.

O volume do que é descartado das prateleiras dos supermercados, das feiras e das casas das pessoas é gigantesco até os dias de hoje. Entre 2011 e 2012 um grupo de pessoas de movimentos como: o Slow Food, Oui Share, Make Sense se uniram para realizar o jantar dos “Cinco Mil”. Depois disso a rede jovem do Slow Food seguiu em direção à Alemanha e França e dali para frente foi para o mundo. A cada edição da Disco Xepa toneladas de alimentos são recuperados.

O conceito da Disco Xepa, trata-se de uma ferramenta social; é uma intervenção coletiva, uma festa consciente com a finalidade de alertar a população sobre o imenso desperdício de alimentos bons para o consumo que estão indo para o lixo ao invés de nutrir pessoas. “Para quem participa trabalhando é transformador. Para quem participa como convidado é impactante”, conta Fabiana Sanches de Oliveira – voluntária do Slow Food e integrante da Disco Xepa.

É uma grande festa que faz fusão com a música e com o alimento. No Brasil a manifestação do bem comer é a Disco Xepa, na França Disco Soupe e na Alemanha Schnippel Disko, a festa tem tanta relevância que hoje em dia acontece no mundo todo.
O objetivo principal dessa iniciativa ecogastronômica é a conscientização alimentar, que atua em beneficio dos esforços de redução e eliminação do imenso desperdício de alimentos produzidos no planeta.

A primeira edição da Disco Xepa SP, aconteceu no Dalva e Dito em 2013, de Chef Alex Atala. “Foi a nossa grande estreia, a equipe jovem montada e todos os presentes haviam se animado em fazer a primeira festa no encerramento do evento “Mesa Tendência, que a Revista Prazeres da Mesa realiza todos os anos na cidade de São Paulo e outras capitais. Foi um grande banquete, onde tudo o que seria jogado fora das oficinas e aulas show do mesa tendências e com mais uma coleta grande que fizemos na feira da Barão de Capanema – a celebração foi montada fartamente. Com o saber dos cozinheiros, o que iria para o lixo virou absoluto luxo”, conclui Fabiana.

Serviço: Disco Xepa
www.facebook.com/discoxepa
www.facebook.com/escolacomocomo
Fotos: Katiuska Sales