Goles

O enólogo Germán Lyon apresenta novidade da chilena Perez Cruz e fala dos novos desafios


Postada em 11/09/2018 às 09:53
Por Glaucia Balbachan


Foto divulgação

Em evento exclusivo em São Paulo, o enólogo chileno da Viña Perez Cruz – Germán Lyon conversou com a gente do Empratado sobre conceito, padrão, novidades e desafios da vinícola chilena.

Vinícola de grandes dimensões conta com 250 hectares de área plantada com apenas variedade tintas como: Cabernet Sauvignon (em maiores proporções no cultivo), Syrah, Carmérère, Cabernet Franc, Cot (ou Malbec), Grenache, Mouvèdre e Petit Verdot estão plantadas no coração do Maipo próximo dos Andes em solos de pedra.

Germán viveu de 1999 até 2001 no Sul da França fazendo o master em enologia em Montpellier. No mesmo ano quando retornou ao Chile, 2001 - já assumia a vinícola Perez Cruz como enólogo chefe.

Reconhecido pelo refinamento em seus vinhos, a Perez Cruz se divide em três linhas no portfólio – Linha Reserva, Limited Edition e a linha top da vinícola com quatro rótulos – Quelen, Chaski e Liguai.

Em entrevista falamos com Germán Lyon sobre o que faz os vinhos da Perez Cruz serem tão especiais.

Site Empratado: Qual é a característica mais importante nos vinhos da Perez Cruz?

Germán Lyon: É a Consistência. São uvas dos mesmos vinhos que trazem o perfil segurança a quem o consome. Há presença de equilíbrio, elegância em conceito de château. Para entender Perez Cruz - no nariz sempre são encontrados ervas aromáticas, frutas – e em boca frescor, acidez bem colocada e textura macia nos taninos.

Site Empratado: São 250 hectares plantados, pensam em cultivar os vinhedos de forma orgânica?

Germán Lyon: A viticultura é tradicional e estamos caminhando para isso. No momento trabalhamos com menos intervenção possível.

Site Empratado: O que faz a marca Perez Cruz ser tão especial?

Germán Lyon: O bom terroir e as pessoas envolvidas no trabalho.

Site Empratado: Quais os desafios e planos futuros?

Germán Lyon: Sobre desafios, sempre fazemos vinhos tintos e desta vez estamos tentando refrescar o catalogo da vinícola. Fizemos um espumante de Cabernet Franc e Malbec, que em breve chega ao Brasil e fizemos um Rosé de Grenache e Mouvèdre já disponível para os brasileiros. E sobre os planos futuros – trabalhar muito e manter a qualidade.

Em degustação quase secreta, provamos o Grenache Limited Edition, que é um tinto agradável, que vem também para refrescar o portfólio da Viña.

No Grenache Limited Edition, a colheita é feita com antecedência para que o resultado seja de um vinho fresco e jovem. A safra 2018 está deliciosa. Os aromas reservam tuti-fruti, framboesas, amoras, cerejas e mirtilo. Na boca é fresco, frutado com taninos suaves e final persistente. Valor estipulado R$ 100,00.

Em seguida para refrescar ainda mais, provamos o lançamento – o Rosé Lingal 2018. É um vinho com características de um Rosé da Provence na cor (bem clarinho) e aromas florais. É impressionantemente bom. Delicado, traz ervas aromáticas, morangos, framboesas e rosas. No paladar é complexo, com frescor, acidez deliciosa, notas salinas, framboesas e final intenso e longo. Sem erro! Valor médio: R$ 60,00.

Serviço: Lançamento Perez Cruz Wines

Importador: Folks Wines

[email protected]

Tel: (11) 2677-0723

Fotos: Site Empratado