Goles

A Grande Prova Anual dos Vinhos do Tejo em SP


Postada em 02/03/2015 às 08:04
Por Glaucia Balbachan


 



No dia 24 de fevereiro, o Consulado de Portugal em São Paulo serviu de cenário para apresentação de vinhos da região do Tejo. O evento lusitano contou com a participação de chefs de cozinha de renome como: Alain Uzan (Avek), Ivan Achcar (Alma), Eduardo Castro (Consultor de gastronomia), Antonio Bravo (Wine educator), Carlos Cabral (Wine specialist) e entre outros, além de cerca de 100 rótulos, entre espumantes, brancos, rosés e tintos identificados pela tradição e qualidade portuguesa.
No total foram 14 produtores do Tejo que apresentaram seus produtos: adega Cooperativa do Cartaxo, Agro Batoréu, Casal Branco, Casa Cadaval, Casal da Coelheira, Casal do Conde, Falua, Fiuza, Quinta da Badula, Quinta da Lapa, Quinta do Casal Monteiro, Quinta Vale de Fornos, Quinta da Alorna e Pinhal da Torre.



Durante a degustação do Master Class foi possível conferir 13 amostras de vinhos, que poderam nos trazer algumas boas surpresas. Os destaques iniciais foram os brancos – Quinta do Casal Branco 2013 (Alvarinho) e O Casal do Conde 2013 (Alvarinho), ambos refrescantes, com boa acidez e fáceis de beber. Entre os tintos os destacados foram:



Produtor: Quinta da Badula – Touriga Nacional, Syrah e Alicante Bouschet (Safra 2011). Seco e agradável é um vinho frutado com taninos médios e com notas de ameixa – final longo.



Produtor: Fiuza & Bright, LDA – 100% Touriga Nacional (safra 2013). Não muito estruturado, está pronto para o consumo. Frutado, traz notas persistentes de cassis no nariz e é delicado na boca. (Importador: Vinea Comércio de Bebidas LTDA – Barueri/SP).



Produtor: Quinta da Lapa- 100% Touriga Nacional – No nariz traz madeira, frutas negras e um pouco de violeta. Na boca é leve, frutado e com taninos macios. vinho para o dia-a-dia. Saboroso.



Produtor: Casal da Coelheira – Castas: Alicante Bouchet, Touriga Nacional e Touriga Franca (safra 2010). Bem aromático, traz frutas vermelhas, madeira e um pouco de doçura no nariz, na boca é macio e com fim médio.



Produtor: adega do Cartaxo – Castas: Alicante Bouschet, Touriga Nacional, Tinta Roriz, Syrah (safra 2012). No Bridão Reserva, o vinho apresentou estrutura, corpo médio (para +), aroma de fruta negra em compota, acidez média, madeira pronunciada e complexidade na boca.


 


 


Serviço: wine Senses Brasil
Rua Rocha, 167 Conj. 102/103 Bela Vista/SP
Tel: (11) 3253-6693 – 3253-6692
www.winesenses.com.br
www.caravanadosvinhosdotejo.com
Fotos: Divulgação