Cardapios

Os sabores do Norte da Itália do Tontoni Trattoria


Postada em 14/03/2022 às 13:35
Por Glaucia Balbachan


Almoço sem pressa

O Tontoni é o irmão caçula do francês Tonton do chef Gustavo Rozzino, que a distância que os separa é de 240 metros. Com dois anos em funcionamento, a trattoria charmosa que está localizada nos jardins, é um achado instigante para aqueles que tem um gosto particular pelos pratos do Norte do país da bota.

É diminuto, com atmosfera agradável, certo romantismo, música italiana discreta, com minucias de detalhes na decoração, e que te convida a ficar um pouco mais. A casa é dividida em três ambientes distintos, o salão da frente, pátio ao fundo com iluminação natural e mezanino.

Antes de ser Tontoni, funcionava no local o badalado Sandoui, também dirigido pelo chef Rozzino. Paulistano e autodidata na cozinha, O chef Gustavo inseriu toda sua experiência em suas receitas quando passou uma longa temporada na Itália.

"O nosso lema é oferecer aos nossos clientes uma culinária autêntica, com forte influência dos imigrantes italianos, inclusive replicada na minha família, sempre prezando os melhores insumos, importados e nacionais, priorizando pequenos produtores. Além de termos como principal objetivo, oferecer boa comida, divertimos as pessoas e fazemos com que os clientes façam uma viagem no tempo, em cada cantinho da casa, que eu mesmo fiz questão de decorar e escolher peça por peça, obras de arte …", menciona do chef do Tontoni.

A casa prepara de forma artesanal massas, pães e molhos, garantindo leveza em qualquer prato que escolher. Para abrir os trabalhos comece com o Antipasto misto com pão de fermentação longa, na companhia cheia de cremosidade da beringela caramelizada, abobrinha grelhada com alcaparras e azeite com balsâmico. ( foto acima)

Em seguida peça as azeitonas empanadas ou Olive frittes – azeitonas verdes envolvidas em carne de pernil temperado. Crocância e cremosidade numa única mordida. (acompanha molho de pimenta).

A Mezza luna di Carciofi é um prato queridinho da casa, o ponto alto do prato é o creme de manjericão gratinado e salvia. Mas se quiser ficar entre os clássicos, vá de Espaguete à Carbonara – cremoso, leve e aromático – sem erro!

Outro principal que não passa despercebido é o Risotto ao nero di seppia gamberi i polvo, mas com a sugestão da casa a Lasanha a bolonhesa é vibrante. Massa leve, molho espesso com equilíbrio na acidez e temperos. Um suspiro a cada garfada.

Se gostar de sobremesas com açúcar discreto, a Torta de amêndoas e laranja com creme inglês é uma ótima opção. Leveza traduz o final da experiência.

A casa italiana tem boa carta de vinhos dando predileção aos rótulos italianos, e ao mesmo tempo sendo democrático com um mix de países do velho e novo mundo.

Pratos bem executados, experiência aconchegante, serviço cordial e delicado com espumante geladinho sendo renovado na sua taça. Vá e aproveite o almoço sem pressa.

 

Serviço: Trattoria Ton Toni

Alameda Joaquim Eugênio de lima, 1537 – Jardins/SP

Tel: (11) 3051.4750

Fecha às segundas-feiras

www.tontoni.com.br

Fotos: Divulgação