Goles Novo Mundo Viagens

O terroir singular da bodega Giménez Méndez


Postada em 13/06/2020 às 23:52
Por Glaucia Balbachan


As quatros vinhas pertencentes à vinícola Giménez Méndez tem uma área de 100 hectares e estão localizadas próximo do Oceano Atlântico. Todos os vinhos são feitos com uvas de vinhas próprias e 100% da produção é de vinhos finos. Seu trabalho de produção inclui as linhas Reserva (Las Brujas), Grand Reserva, Premium e Super Premium.

A marca busca continuar o legado de seu fundador, Luis A. Giménez, e hoje a empresa é chefiada por Marta Méndez, que tem o apoio incondicional de seus filhos Luis e Mauro Giménez, ambos enólogos e responsáveis pela produção de vinhos. Atualmente, a bodega está presente em vários mercados da América e Europa. São 1 milhão de garrafas exportadas para o sul do Brasil. Em 1991 começaram a produzir vinhos finos e em 2000 começaram a exportam mundo a fora. Com isso, se tornaram bons colecionadores de prêmios pela excelência de seus vinhos.

Com recepção cordial na Giménez Méndez, demos início ao tasting. O primeiro do flight foi um Sauvigon Blanc elegante e fresco. Em seguida partimos para um admirável espumante Brut, que certamente está entre os melhores do país, untuoso, fresco e persistente.

Quanto aos tintos, de uma forma geral, todos bem elaborados e não é à toa que slogan da marca seja a máxima expressão do terroir – a qualidade é superlativa. Mas elegemos 2 tintos significativos como o Enigma e o Luis. A Gimémez Super Premium.

Enigma safra 2016

Trata-se de um multivarietal bastante complexo e saboroso. As variedades presents são: Tannat, Chenin, Cabernet Franc, Marselan, Chardonnay, Pinot Noir, Petit Verdot, Sauvignon Blanc, Arinamoa, Cabernet Sauvignon, Vionier, Merlot, Syrah, Malbec e Piot Meunier. Sim, são 15 uvas e o resultando é de um vinho tinto aromático e frutado. No paladar é macio e com bom preenchimento em boca. Acidez equilibrada, taninos aveludados e final longo de fruta na boca. Impressionante.

Luis A. Giménez Super Premium – safra 2013

É um vinho imponente. 100% Tannat que estagia 24 meses em carvalho americano de primeiro uso. No nariz é elegante e majestoso. Frutas negras, especiarias e notas defumadas fazem parte dos aromas. No paladar mirtilo, ameixa e amoras, além de acidez equilibrada e taninos bem trabalhados. Fim longo e marcante. Ótimo trabalho.

 

Serviço: Bodega Giménez Méndez

Contato: Sebastían Goonzatto – Gerente de Exportação ([email protected])

www.gimenezmendez.com

Fotos: Site Empratado


Já esteve no Uruguai? Já provou seus vinhos? Comente sua experiência. Esta wine press trip foi um convite da INAVI – Instituto Nacional de Vitivinicultura do Uruguai e pela Uruguay Wine.