Goles Novo Mundo Viagens

O hedonismo das vinícolas Marichal e Artesana


Postada em 31/05/2020 às 18:04
Por Glaucia Balbachan


Localizada em Canelones (Las Violetas), a bodega Marichal começou sua história em 1938 e hoje em dia, o trabalho familiar está na sua terceira e quarta geração. Os responsáveis pela vinícola são Juan Andrés e Alejandro Marichal.

São 50 hectares de vinhas que a marca vinifica para outros produtores e para eles próprios. A vinícola é adorável com seus vinhedos por todos os lados e também a marca recebe turistas para tastings e para almoços com reserva. Nas instalações da bodega espaços confortáveis com fotos e objetos pessoais que contam um pouco da história da Marichal.

Na degustação apresentada por Juan Andrés, começamos com um Sauvignon Blanc Periplo safra 2019. Com frescor, frutas cítricas, maçã, casca de limão, leve vegetal, acidez gostosa e boa persistência – muito bom. Em seguida, um Rosé de Pinot Noir e Chardonnay – safra 2018. Com 4 meses em barrica, é redondo, fresco, notas de baunilha, muito frescor e final de fruta na boca.

Um destaque entre os tintos, elegemos o Marichal Grand Reserve Tannat 2015. Trata-se do vinho mais antigo da bodega. Com 18 meses de estágio em barrica, não é feito em todas as safras. Aromas de frutos negros, chocolate, especiarias e notas defumadas compõem os aromas. No paladar o vinho é encorpado, notas picantes, frutos maduros, taninos e acidez harmonizados com final longo.

Serviço: Marichal

Contato: Juan Andrés Marichal - Diretor e enólogo ([email protected])

www.marichalwines.com

Importador no Brasil: Ravin

Fotos: Site Empratado


Vinícola Artesana

Vinícola boutique localizada em Canelones é especializada em Tannat, Tannat Blend e Zinfandel. Artesana é a única bodega de propriedade americana no Uruguai.
São oito hectares com Tannat, Merlot, Zinfandel e Chardonnay que são cultivadas. A marca recebe visitas de turistas de terça a sábado com reserva antecipada.

Em degustação apresentada pela enóloga responsável Analia Lazaneo, começamos com a nova linha Artesana Zinfandel 2019. Leve, agradável, com aromas frescos de frutas vermelhas como morangos e framboesas. No paladar taninos leves, é agradável em boca, corpo médio e final gostoso.

Artesana Chardonnay / Petit Manseng

É um blend atípico e singular de Chardonnay e Petit Manseng. Com passagem de 6 meses por barrica de carvalho americano de (2º uso), o vinho é complexo nos aromas. Trata-se de frutas brancas, flores brancas e toque de baunilha. Na boca é fresco, com cremosidade, frutas cítricas e aquela nota amanteigada e final elegante. Excelente!

Serviço: Artesana

Contato: Anália Lazaneo – Enóloga (aná[email protected])

www.artesanawinery.com

Importador no Brasil: Wine Lovers

Fotos: Site Empratado