Goles Novo Mundo Viagens

A singularidade dos vinhos Familia Dardanelli e De Lucca


Postada em 26/05/2020 às 11:44
Por Glaucia Balbachan


Nosso primeiro contato com os rótulos da marca Dardanelli foi em 2018 em São Paulo em uma degustação fechada. E no ano seguinte fomos ao Uruguai conhecer de perto a vinícola fundada em 1949 por Constante Dardanelli. Anos depois, seu primeiro filho Dino Dardanelli, começou a produzir vinho, dividindo o negócio com seus irmãos e irmãs. Hoje em sua quarta geração a vinícola permanece familiar e tradicional.

A propriedade é encantadora e recebe visitantes mediante a reserva antecipada para degustações de 5 vinhos por duas horas e almoço com carnes preparadas em parrilla. O jardim todo gramado acomoda turistas para apreciar uma taça de vinho na sombra dos ombrelones. Céu azul, temperatura agradável e uma taça de Rosé.

Depois da degustação pudemos conversar com a gerente da Bodega – Eliana Comesaña. (Foto abaixo)

Site Empratado: Quando o consumidor abrir uma garrafa de Dardanelli, o que ele vai encontrar?

Eliana Comesaña: Ele vai encontrar nossa personalidade e a paixão em fazer vinho, porque cada vinho conta uma história.O Tannat, por exemplo, é a nossa uva mais importante – ela nos representa.O mais importante é a personalidade de cada vinho que produzimos aqui. Damos vida a cada garrafa.

Site Empratado: Qual a característica mais marcante na Dardanelli?

Eliana Comesaña: Complexidade, fruta, frescor e persistência são algumas das características.

Site Empratado: O que é vinho para você?

Eliana Comesaña: É um corpo vivo, uma alma viva, um alimento que ano a ano nos surpreende e que ano a ano aprendemos com essa bebida.

Site Empratado: Qual é o seu rótulo favorito?

Eliana Comesaña: Gosto da linha Constante, mas o Marselan me encanta!

Site Empratado: Que garrafa da Dardanelli você apresentaria a um brasileiro que não conhece a vinícola?

Eliana Comesaña: Eu apresentaria nosso Tannat Reserva – boa combinação de fruta e barrica.

Em relação a degustação tivemos um flight sortido com um jovem, fresco e moderno Rosé chamdo de Hype. O nome já diz tudo. Frutado, floral, fresco e vibrante para os dias quentes. É um blend de Tannat e Marselan.

Dardanelli Marselan safra 2019

100% Marselan sem passagem por barrica é um vinho saboroso, frutado, fresco e versátil. Na boca é fácil de gostar e fácil de beber. Acidez e taninos alinhados até o final. Vale a investida.

Dardanelli Constante Gran ReservaTannat – safra 2018

Batizado com o mesmo nome do bisavô de Eliana, o 100% Tannat é vibrante. Frutas vermelhas e negras sehuido de 10 anos de passagem por barrica. No paladar traz especiarias picantes, taninos macios com final longo e persistente. A cara do Uruguai.

Serviço: Familia Dardanelli - Montevideo

Contato: Eliana Comesaña – Gerente geral ([email protected])

www.familiadardanelli.com.uy

(em busca de importador)

Fotos: Site Empratado

 

De Lucca

Foi uma dupla degustação que uniu a marca De Lucca na casa dos Dardanelli, onde nos trouxe boas surpresas.

Senhor De Lucca é conhecido como um anarquista do vinho. Tem tradição na vitivinicultura, aprendeu com os avós e compartilhava esse interesse desde pequeno. Tudo começou em 1925 quando seus avós chegaram ao Uruguai. Conhecidos por cultivar variedades incomuns, começamos a degustação com um De Lucca Marsanne Reserva safra 2019. Vinho branco gastronômico fresco, com presença de frutas amarelas, acidez equilibrada, persistência nos aromas e sabor. Em seguida partimos para os tintos onde conhecemos outra casta não muito típica na região a uva Anglicano.

De Lucca Aglicano

Fresco e com passagem por barrica de segundo uso, é um tinto singular que traz frutas vermelhas e negras com toque de especiarias e anis. Na boca tem corpo médio para +, com sincronia equilibrada entre acidez e taninos granulados, frutados silvestres e toque defumado no final.

Serviço: De Lucca – Canelones

Contato: Agostina De Lucca – Gerente geral ([email protected])

www.deluccawines.com

Importadora: Premium Wines

Fotos: Site Empratado

Esta wine press trip foi um convite da INAVI – Instituto Nacional de Vitivinicultura do Uruguai e pela Uruguay Wine.