Cardapios

Santo Colomba faz 31 anos com menu virtuoso


Postada em 18/03/2024 às 16:32
Por Glaucia Balbachan


Apagando velinhas

Em tempos, onde restaurantes inauguram e fecham no seu primeiro ano de funcionamento, é louvável saber, que há casas que celebram mais de três décadas.

Hoje as atenções estão todas voltadas ao italiano Santo Colomba. Trata-se de um clássico italiano, que privilegia a gastronomia de todas as regiões do país da bota.

O responsável pelo Santo Colomba é o chef José Alencar, que imprimi em seus pratos cor e sabor envolvendo contrastes e texturas em seus insumos.

Para celebrar os 31 anos de casa, o chef Alencar montou um menu (pout-pourri) comemorativo para seus habitués, que acontece de 12 à 24 de março com pratos que fizeram sucesso durante todos esses anos de trabalho.

Para as entradas, temos a versatilidade de três opções leves como: Supplì al telefono (4 unidades). Bolinho de rua típico de Roma, preparado com arroz arbóreo, ragu toscano e mozzarela de búfala.

Ou a colorida Insalata com arancia, finocchio, radicchio e formaggio di capra – (foi o nosso escolhido) Salada à base de laranja, erva doce, radicchio, queijo de cabra fresco temperado com molho cítrico. Textura crocante das folhas, sabor adorável das ervas, queijo de cabra e da fruta doce e delicada no prato – sublime nesses dias mais quentes.

Além do Vitello Tonnato à moda da casa – Fatias de carne bovina com molho de maionese, alcaparras e atum (sim, pode soar estranho, mas peixe e carne mesclam bem o prato).

Para os principais, o chef Alencar reservou o Pappardelle al ragu di cinghiale (massa fresca longa com ragu de javali), seguido da Pasta ala crema di zucca com funghi e guanciale (massa seca curta ao creme de abóbora, cogumelos frescos e guanciale), e do Spaguetti conpesto di pistacchio e burrata (massa seca ao molho pesto de pistache e burrata).

Ainda falando dos principais, aos que preferem carne, há o Filetto di manzo ripieno com spinaci e prosciutto e verdure (filé mignon recheado de presunto cru e espinafre acompanhado de legumes levemente empanados) e por fim, o pesce del giorno in ter cottura com purea di piselli (peixe fresco do dia preparado em 3 cocções com purê de ervilhas em seu próprio molho). Prato delicado, saboroso com temperos na medida.

Para adoçar sua experiência as escolhas são o Boccioni di ricota e visciole (delicada torta típica de Roma recheada com ricota e geleia de cerejas – é macia e discreta no açúcar, como gostamos). Ou a torta di cioccolato bianco e mandorla – bolo denso de chocolate branco com amaretto e amêndoas.

Pratos bem executados, atmosfera agradável, bela adega de vinhos e serviço cordial e preciso. O menu prodigioso fica disponível até o dia 24/03.

 

Serviço: Santo Colomba – Menu 31 anos

Alameda Lorena 1157, Jardins/SP

Reservas: (11) 96324-0249

Instagram: @santocolomba

www.santocolomba.com.br

Fotos: Empratado