Goles Velho Mundo

Pãcina: um toscano natural


Postada em 01/04/2024 às 07:48
Por Glaucia Balbachan


A importadora paulistana Barbagianni bio promoveu recentemente uma degustação no mês de março com o produtor italiano Pãcina (foto acima divulgação). Cadu Villela – o proprietário da importadora, liderou o tasting com dois rótulos Pãcina e Pãcina Donesco.

Pãcina 2015

Trata-se de um Chianti natural num corte de 95% Sangiovese 5% Canaiolo/ Ciliegiolo. É o rótulo mais importante da marca, que ganha passagem em toneis de concreto e envelhecimento em madeira de castanha de Allier. Tem quase 10 anos. Sua cor já traz evolução em âmbar com notas oxidativas, acidez e taninos vibrantes. Aromas terciários que pede uma assado para acompanhar. Um ótimo italiano.

Pãcina Donesco 2019

É um 100% Sangiovese com passagem por 12 meses em toneis de concreto e 12 meses envelhecendo em garrafa. Este aqui já tem cinco anos com aromas e sabores mais frescos, porém com um toque de evolução. Os taninos são rústicos e a acidez presente. No paladar notas terrosas e toque de chá preto. Gastronômico pede queijos duros e boa charcutaria. Vá em frente!

A importador diminuta de vinhos naturais com sede em São Paulo, trabalha de forma exclusiva com vinhos italianos. Federica Cecchi e Cadu Villela, uma italiana e um brasileiro, admiradores por vinho natural aproximam rótulos especiais do país da bota para o Brasil. No portifólio há 5 produtores sendo do: Piemonte, Veneto, Toscana, Campânia e Úmbria.

 

Serviço: Barbagianni.bio

Tel: +5511 94865-0015

Instagram: @bbarbagianni.bio

Fotos: Empratado