Cardapios

IWMC: Vinhos brasileiros foram os campeões no concurso de harmonização de churrasco de picanha e pizza de mozzarella


Postada em 24/08/2015 às 22:26
Por Glaucia Balbachan


Em boa companhia



Promovido pela Revista Guia vinho & Cia a proposta era para harmonizar o melhor vinho com picanha e com pizza de mozzarella. O Concurso Internacional de Vinhos Harmonizados IWMC (International wine Matching Competition), aconteceu em duas etapas em SP, sendo a primeira na churrascaria Fogo de Chão na presença de mais de 20 jurados entre jornalistas e especialistas no mercado enogastronômico. Na semana seguinte o desafio foi dado na Pizzaria Prestissimo para avaliar o melhor vinho que combinasse com a pizza de queijo.



No conjunto da obra foi avaliado tanto para o churrasco de picanha quanto para a pizza 20 medalhas - sendo duas de ouro (rótulos brasileiros), 6 de prata e 12 de bronze entre 61 amostras de vinho, que contaram com países do novo e velho mundo.
Os dois vinhos que mais harmonizaram com a carne de picanha foram o tinto Basaltino Pinot Noir 2011 do produtor do sul do país Pericó e o Maestrale Cabernet Sauvignon 2007 da vinícola Sanjo também do Brasil.
Já na Prestíssimo os resultados trouxeram surpresas e coroaram o fim do concurso. O vinho que mais se ajustou ao paladar com a pizza de mozzarella foi o espumante Brut branco – Cave Pericó 2013.


Saiba em breve todos os detalhes do concurso de harmonização de vinhos na edição de número 74 em setembro da Revista Guia vinho & Cia.


 


Serviço: Revista Guia vinho & Cia
IWMC - International wine Matching Competition
www.guiavinhoecia.com.br