01/04/2019 às 00:51

Especial Chile: Almaviva em quatro atos


Lançamento Almaviva 2016

A safra 2016 foi atípica, por que as condições climáticas costumam ser bem secas no Chile. Tivemos um inverno seco e um verão bem quente, porém, tivemos chuva durante a colheita das uvas e isso nos fez trabalhar de forma distinta”, conta Michel Friou Enólogo chefe da Vinícola Almaviva em bate- papo.

Em passagem breve por São Paulo, o enólogo responsável pela marca chilena Almaviva – Michel Friou apresentou a safra 2016, em jantar harmonizado no restaurante Tordesilhas da chef Mara Salles.

Trata-se de um vinho impressionantemente bom. Embora com as dificuldades na colheita, por conta da chuva, a equipe técnica, o enólogo e a tecnologia, contribuíram para um resultado excepcional, destacando ainda mais o seu estilo e caráter de terroir.

Como numa ópera de 4 atos, Friou apresentou as safras 1999, 2009, 2015 e o lançamento 2016. Arriscamos-nos a dizer, que a marca Almaviva, talvez produza o melhor vinho do Chile, mesmo com as diversidades da natureza.

Para alcançar a excelência em qualidade, sem perder sua essência, a marca conta com tecnologia de ponta, que separa as melhores uvas para a vinificação. “Por conta da chuva, foi preciso apurar mais a colheita, fazendo uma seleção precisa com as melhores uvas”, menciona Friou.

Com pratos substanciosos como o típico Barreado da região do Paraná e Ripa de costelinha de porco com risoto Mulato e couve, seguimos a experiência singular.

Almaviva 2016

Elegante e complexo é um blend de Cabernet Sauvignon, Carmenère, Cabernet franc e Petit Verdot. Com passagem por carvalho francês de 16 meses, traz em seus aromas de frutas vermelhas como: Morangos, framboesas, groselhas, notas tostadas e cacau. No paladar é imponente e redondo com taninos aveludados e final longo e persistente. (Recentemente recebeu 97 pontos de James Suckling). Já disponível no Brasil.

Almaviva 2015

Potência com notas de violeta. Frutos silvestres, frescor, notas terrosas e refinamento no paladar, que confere taninos de qualidade exponencial. Cabernet Sauvignon, Carmenère, Cabernet Franc e Petit Verdot em 18 meses de estagio em carvalho francês.

Almaviva 2009

Frutas vermelhas e negras, chocolate, cacau, tostados e especiarias como pimenta preta, estão presentes neste franco-chileno majestoso. No paladar potencia, maciez, taninos aveludados e vontade de tomar mais uma taça.

Almaviva 1999

Dos 4 atos, este é o mais bordalês de todos. De coloração granada, o vinho traz frutas negras como: amoras e ameixa, além de acidez destacada, equilíbrio e aromas terciários como: couro, tostado, e folhas secas. No paladar é encorpado, taninos bem trabalhados, bom preenchimento de boca e final longo e poderoso.

 

Serviço: Lançamento Almaviva 2016

Av. Sta. Rosa, 821 – Puente Alto – Chile

Tel: (+56) 2 2270-4200

www.almavivawinery.com

Fotos: Site Empratado

 



O Empratado é uma página de jornalismo enogastronômico, que dá dicas semanais sobre o que acontece no mundo gourmet dentro e fora do Brasil. São sempre novidades fresquinhas sobre produtos, restaurantes, bares, novos pratos, pratos clássicos, entrevistas, presença de personalidades envolvidas com a arte do bem comer, receitas, histórias, vinhos, cervejas e matérias sobre os pequenos "achados" saborosos da baixa e alta gastronomia.
O site Empratado é independente e todos os estabelecimentos pautados pela página são isentos de qualquer tipo de pagamento que possam induzir opiniões nos textos ou resenhas de avaliação.
Você também pode nos acompanhar nas redes sociais.

O site Empratado é independente e todos os estabelecimentos pautados pela página são isentos de qualquer tipo de pagamento que possam induzir opiniões nos textos ou resenhas de avaliação.
Você também pode nos acompanhar nas redes sociais.

Empratado 2016 | Todos os direitos são reservados. Desenvolvimento: Leo Lima Tecnologia | Arte e Design Concept: Stone Studio.