25/03/2019 às 00:28

Hideko Homma: A arte feita com as mãos


Emoção que envolve os olhos

Peças que exibem sombra, movimento, cores, formas e texturas são características marcantes da ceramista Hideko Homma. Entrar em seu ateliê no bairro de Moema, nos dá a sensação de estar não exatamente numa loja, mas num vernissage.

Reconhecida no mundo da gastronomia, Hideko conquistou chefs e restaurantes em SP, com seu trabalho elegante para acomodar o alimento dos habitués. Além de professora de cerâmica, produz o evento Sukiyaki do bem, que é um grande jantar harmonizado e executado por vários chefs importantes, com exposições de cerâmicas, música e dança com o intuito de arrecadar fundos e ajudar entidades beneficentes.

Fonte de inspiração de muitos ceramistas, Hideko presta atenção no olhar, na cultura, nas pessoas e traz tudo issopara seu trabalho. Espontaneidade, leveza e personalidade são facilmente reconhecidas em suas peças.

A cada ano, cores são trabalhadas e sempre estimuladas por conta da natureza. Este ano as experiências serão com as podas de vinhedos e as formas ganham movimentos estimulados pelo trabalho inspirador do estilista japonês Issey Miyake.

Mãe de 4 filhos e professora de estética e história da arte, a ceramista já queria acomodar um peixe para sua família em um prato bonito. Ou servir chá em xícaras bonitas, então começou a fazer cursos de cerâmica e para se aperfeiçoar passou uma temporada no Japão estudando essa arte de modelar argila em utilitários para cozinha, até oferecê-los para restaurantes, abrir seu ateliê e conquistar alunas nas aulas de cerâmica.

“Todos os anos sempre me preocupo com o Sukiyaki do bem. Temos uma seleção de 6 peças, sendo 2 delas novas. As formas arredondadas estão sempre presentes para envolver – já estou trabalhando nisso para a próxima edição do evento”, finaliza a artista.

Em media por mês, são feitas de 3 a 4 mil peças que podem ser encontradas no ateliê, além de cursos de cerâmica e pedidos de peças exclusivas sob encomenda.

 

Serviço: Atelier Hideko Homma

Avenida Jacutinga, 434 – Moema/SP

Tel: (11) 5042-4450

www.hidekohomma.com.br


Fotos: Marcio Palermo – Contato: (11) 94444-4478

 



O Empratado é uma página de jornalismo enogastronômico, que dá dicas semanais sobre o que acontece no mundo gourmet dentro e fora do Brasil. São sempre novidades fresquinhas sobre produtos, restaurantes, bares, novos pratos, pratos clássicos, entrevistas, presença de personalidades envolvidas com a arte do bem comer, receitas, histórias, vinhos, cervejas e matérias sobre os pequenos "achados" saborosos da baixa e alta gastronomia.
O site Empratado é independente e todos os estabelecimentos pautados pela página são isentos de qualquer tipo de pagamento que possam induzir opiniões nos textos ou resenhas de avaliação.
Você também pode nos acompanhar nas redes sociais.

O site Empratado é independente e todos os estabelecimentos pautados pela página são isentos de qualquer tipo de pagamento que possam induzir opiniões nos textos ou resenhas de avaliação.
Você também pode nos acompanhar nas redes sociais.

Empratado 2016 | Todos os direitos são reservados. Desenvolvimento: Leo Lima Tecnologia | Arte e Design Concept: Stone Studio.