24/02/2019 às 21:57

Barton & Guestier conta sua história em masterclass com tasting de 12 rótulos


Importado pela Interfood, uma das mais antigas e históricas vinícolas de Bordeaux – Barton & Guestier chegou ao Brasil para masterclass com seus brancos, rose, late harvest e tintos franceses.

Para a apresentação da marca e degustação dos 12 rótulos do produtor, estavam presentes Philippe Marion e Audrey Clos, ambos gerentes de marketing da vinícola.

A marca que existe desde 1825,  foi ganhando fama e proporções gigantescas pelo mundo, estando presente em mais de 130 países e produzindo 13 milhões de garrafas no ano de 2018. Russia, Canadá e Estados Unidos são seus principais mercados.

Atualmente a marca B & G de Thomas Barton & Daniel Guestier produz seus vinhos nas mais importantes apelações da França como: Loire, Bordeaux, Provence, Rhône, Beaujolais e Borgonha.

Uma das novidades são os rótulos - estão mais modernos e atraentes para buscar ainda mais apreciadores. Uma das perguntas que fizemos em entrevista para Philippe Marion foi o que a marca faz para se renovar?

“Os vinhos estão mais jovens e leves e para manter a marca sempre renovada promovemos entretenimento com harmonizações, wine jazz, festas temáticas, festas em bares de praia, postagens de influenciadores de vinho, aulas de culinária, tastings, wine dinners, masterclass pelo mundo e ações nas redes sociais para podermos ficar cada vez mais próximo do consumidor e de seu paladar”, conta Marion.

Foram onze rótulos de diferentes terroirs e apelações. Um dos destaques ficou por conta do Barton & Guestier Chablis – Saint Louis – safra 2017. É um Chablis fresco e mineral como manda o figurino. Traz nos aromas maracujá, pera e pêssego. No paladar boa acidez, final mineral e boa persistência. Um vinho adorável.

Já o Rosé Barton & Guestier Côtes de Provence Toumaline - 2018 foi uma grata surpresa elaborada com as uvas: Grenache, Cinsault e Syrah. A cor já denuncia a apelação de Provence. Frutas vermelhas como: framboesa, cereja, morangos e toque floral fazem parte dos aromas. No paladar é elegante, delicado com equilíbrio na acidez e final de fruta na boca.

Mudando de apelação, nos foi servido um belo Saint-Emilion – Roi Chevalier – 2016

Trata-se de um blend de Merlot e Cabernet Franc macio e aromático. Equilíbrio seria sua melhor característica. É um vinho especial com nota terrosa e apimentada. Claro, há frutas maduras como: morangos, amoras e groselha. No paladar os taninos são suaves e a acidez na medida certa. É saboroso com final longo e picante. Pede um carne com molho de cogumelos. Muito bom.

O final da masterclass foi coroada com um Sauternes da marca 2011. Fusão entre Semillon e Sauvignon Blanc traz aromas de botrytis, damasco, mel e notas florais. No paladar é incrível – suave, frutado com acidez equilibrada e longa persistente final. Impressionantemente bom.


Serviço: Barton & Guestier

Importado por: Interfood

Rua Cacique de Tibiriça, 320 – Pq. Santo Antonio – São Bernardo do Campo.

Tel: (11) 2622-7255

www.interfood.com.br

Fotos: Site Empratado



O Empratado é uma página de jornalismo enogastronômico, que dá dicas semanais sobre o que acontece no mundo gourmet dentro e fora do Brasil. São sempre novidades fresquinhas sobre produtos, restaurantes, bares, novos pratos, pratos clássicos, entrevistas, presença de personalidades envolvidas com a arte do bem comer, receitas, histórias, vinhos, cervejas e matérias sobre os pequenos "achados" saborosos da baixa e alta gastronomia.
O site Empratado é independente e todos os estabelecimentos pautados pela página são isentos de qualquer tipo de pagamento que possam induzir opiniões nos textos ou resenhas de avaliação.
Você também pode nos acompanhar nas redes sociais.

O site Empratado é independente e todos os estabelecimentos pautados pela página são isentos de qualquer tipo de pagamento que possam induzir opiniões nos textos ou resenhas de avaliação.
Você também pode nos acompanhar nas redes sociais.

Empratado 2016 | Todos os direitos são reservados. Desenvolvimento: Leo Lima Tecnologia | Arte e Design Concept: Stone Studio.