07/11/2018 às 12:57

Sabores toscanos: As multifaces do italiano Chianti em SP


Berço da vitivinicultura, a Itália se abre como um leque apresentando regiões, terroirs reputados e vinhos marcantes. Cidades como: Arezzo, Firenze, Pisa, Pistoia, Prato e Siena fazem parte da região da Toscana – no alto da bota, onde o Chianti é produzido e cultuado.
Elaborado com a variedade Sangiovese, o Chianti chega ao Brasil se mostrando como um vinho versátil, saboroso, fresco e com diversos níveis de intensidade, ou seja, para todos os paladares.

O Consorzio Vino Chianti passou por São Paulo apresentando à imprensa uma masterclass esmiuçando com detalhes os Chianti diversos e suas regiões produtoras, alem de uma feira diminuta e atraente com 17 produtores.

Chianti é um vinho especial. Quem conhece já se identifica as frutas vermelhas intensas e o fim de boca frutado que persiste lindamente no paladar. Conhecido por harmonizar com pizzas, esse vinho toscano mostra que vai além e pode fazer par harmônico com diversos pratos e até sozinho para um bate-papo.

Reservamos alguns rótulos aqui para entrar na sua adega:

Fattoria Il Muro

Localizada na região de Arezzo, a vinícola toscana está em funcionamento há dois séculos. Ainda sem importador por aqui, brancos, rosés e tintos foram uma grata surpresa na feira.

O IGT Toscana Rosato – Villa Elvira 2017 é um rosé mais colorido e elaborado com 100% casta sangiovese. Maçã vermelha, morangos e frutas cítricas fazem a combinação de aromas, além de notas minerais. Na boca é fresco, saboroso e gastronômico.

Já o IGT Toscana Bianco – Lama 2017 é um Chamdonnay fresco e elegante. Frutas cítricas, limão, abacaxi e maçã verde compõem as notas aromáticas. Na boca é fresco com acidez equilibrada e vontade de tomar mais uma taça.

Villa Travignoli

Há 25 kilometros de Florença, onde se encontram os rios Arno e Siena está localizada a vinícola Villa Travignoli. São vinhos que impressionam pelo terroir e bom trabalho. Importado pela Italiamais em SP, conhecemos um Rosé encantador. Trata-se do IGT Toscana Rosato – Villa Travignoli 2017. Jovem e fresco é um blend de Merlot e Sangiovese delicado e fresco. De cor bem clarinha traz frutas vermelha e frutas cítricas. No paladar é refrescante, macio, gastronômico e marcante.

Do mesmo produtor, o Chianti DOCG - Borgo Santa Fiora, 2016, é um 100% Sangiovese sem madeira. Este vinho é uma ótima maneira de mostrar o que é a uva Sangiovese. É um vinho vivo e equilibrado. Frutado e delicadamente persistente. Frutas vermelhas e negras estão presentes, além de notas de violeta e menta. Na boca é apetitoso com taninos macios, leveza e equilíbrio.

Outra boa surpresa ficou por conta do Chianti Rúfina Riserva DOCG Tegolaia 2017, Embora jovem e fresco, há estrutura e equilíbrio no paladar. Taninos macios e acidez andam de mãos dadas. Frutas vermelhas e silvestres e notas de menta também fazem parte dos aromas. Como diria os italianos: Uno buon lavoro! www.travignoli.com/ www.italiamais.com.br

E por fim, fechamos os trabalhos com o tradicional Chianti Classico da vinícola Poggéo Felíce. É um blend de Sangiovese, Canaiolo e Colorino. Cereja, ameixa, amora, framboesa, notas balsâmicas, menta, madeira, couro e violeta fazem parte dos aromas. No paladar é intenso, rico, gastronômico e com taninos refinados. Perfeito.

Serviço: Consorzio Vino Chianti

V. le Belfiore, 9 - 50144 – Firenze – Italy

Tel: (+39 055) 333600

[email protected]

www.consorziovinochianti.it

Fotos: Site Empratado



O Empratado é uma página de jornalismo enogastronômico, que dá dicas semanais sobre o que acontece no mundo gourmet dentro e fora do Brasil. São sempre novidades fresquinhas sobre produtos, restaurantes, bares, novos pratos, pratos clássicos, entrevistas, presença de personalidades envolvidas com a arte do bem comer, receitas, histórias, vinhos, cervejas e matérias sobre os pequenos "achados" saborosos da baixa e alta gastronomia.
O site Empratado é independente e todos os estabelecimentos pautados pela página são isentos de qualquer tipo de pagamento que possam induzir opiniões nos textos ou resenhas de avaliação.
Você também pode nos acompanhar nas redes sociais.

O site Empratado é independente e todos os estabelecimentos pautados pela página são isentos de qualquer tipo de pagamento que possam induzir opiniões nos textos ou resenhas de avaliação.
Você também pode nos acompanhar nas redes sociais.

Empratado 2016 | Todos os direitos são reservados. Desenvolvimento: Leo Lima Tecnologia | Arte e Design Concept: Stone Studio.