21/09/2018 às 20:26

EBÉ: Escola Brasileira de Ecogastronomia enaltece seus pratos orgânicos e fomenta gastronomia sustentável


Da esquerda para direta: Fabiana Sanches Urbal, Daniela Lisboa e Cassia Cazita

Aberto há pouco tempo no bairro da Saúde em SP, descobrimos um verdadeiro achado gastronômico batizado de: EBÉ – Escola Brasileira de Ecogastronomia. O projeto encantador das sócias e cozinheiras: Fabiana Sanches Urbal, Daniela Lisboa e Cassia Cazita trazem aulas de culinária sustentável, Café & Restaurante, além de um empório com produtos orgânicos de pequenos produtores e artesanais – tudo livre de agrotóxicos e pesticidas.

Em conversa com uma das sócias - Fabiana Sanches Urbal – que trabalhou por longo tempo com o Slow Food e com o Xepa – evento com conceitos ligados com o não desperdício e a uma alimentação sustentável e limpa, ela nos conta sobre a ideia do EBÉ. “A Escola Brasileira de Ecogastronomia é um centro de pesquisas, experimentação e difusão da cultura da gastronomia ecológica. É um Food Think Tank, um Food Lab, onde nós três construímos essa aliança com redes de defesa da segurança alimentar, dos orgânicos, dos agroecológicos, da permacultura, da sustentabilidade e da economia solidária” conta Fabiana.

Além da estrutura de aulas, biblioteca, cozinha experimental e uma horta simpática no fundo do espaço, é possível provar na prática todo esses saberes e sabores no restaurante da Ebé. Todos os dias no almoço o menu traz pratos diferentes todos os dias. As escolhas são vegetarianas e veganas, além de carnes e massas. Com a entrada da primavera, agora o cardápio terá mais sugestões de pratos coloridos com produtos frescos e sazonais.

No executivo sempre uma saladinha ou uma sopa de entrada e como principal no dia provamos um Espaguete fresco com sabor marcante de tomates doces, berinjela macia e mini cenouras al dente, na companhia de uma fatia de pão de longa fermentação – simplesmente delicioso. Outra opção apetitosa e aromática foi a Lazanha com abobrinhas, queijo e carne desfiada. Para acompanhar um suco delicado de jabuticaba feito na hora. Já a sobremesa pode ser fruta da estação, queijo com geleia ou cocada fresca. Antes de fechar a conta, o empório orgânico faz o cliente levar algum item do hortifruti como: ovos, frutas ou vegetais para casa. 

Pratos bem executados regados de princípios e valores, atmosfera agradável, bom preço e serviço cordial. Vale um repeteco!


Serviço: EBE – Escola Brasileira de Ecogastronomia

Rua Apotribu, 101 – Saúde / SP

Tel: (11) 5594-1936

www.ecogastronomia.com.br

Fotos: Katiuska Sales

 



O Empratado é uma página de jornalismo enogastronômico, que dá dicas semanais sobre o que acontece no mundo gourmet dentro e fora do Brasil. São sempre novidades fresquinhas sobre produtos, restaurantes, bares, novos pratos, pratos clássicos, entrevistas, presença de personalidades envolvidas com a arte do bem comer, receitas, histórias, vinhos, cervejas e matérias sobre os pequenos "achados" saborosos da baixa e alta gastronomia.
O site Empratado é independente e todos os estabelecimentos pautados pela página são isentos de qualquer tipo de pagamento que possam induzir opiniões nos textos ou resenhas de avaliação.
Você também pode nos acompanhar nas redes sociais.

O site Empratado é independente e todos os estabelecimentos pautados pela página são isentos de qualquer tipo de pagamento que possam induzir opiniões nos textos ou resenhas de avaliação.
Você também pode nos acompanhar nas redes sociais.

Empratado 2016 | Todos os direitos são reservados. Desenvolvimento: Leo Lima Tecnologia | Arte e Design Concept: Stone Studio.