09/09/2018 às 22:34

Tannat Tour 2018: Uruguai mostra sua elegância e novas variedades além da icônica Tannat


A cada ano que passa, o Uruguai surpreende com boas novas do mundo do vinho. Desta vez com parada no Rio de Janeiro, São Paulo e cidade de Campinas - o evento somou 25 vinícolas e suas melhores safras. Os dias 13 e 14 de agosto foram a vez de SP, onde o Hotel Intercontinental sediou o evento.

Com 60% de vinhos exportados e qualidade superior na viticultura e vinificação, o Uruguai já é dono de 1000 medalhas ganhas por reconhecimento à qualidade de seus vinhos.

Embora a variedade Tannat seja a mais emblemática, tivemos outras uvas com resultados muito bons – como: Merlot, Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Sauvignon Blanc e Albariño.

A proposta em contexto geral é trazer cada vez mais vinhos com equilíbrio, havendo menos carvalho, com mais frescor e fruta. Outro ponto importante discutido entre os produtores no momento da Masterclass dirigida pelos sommeliers Federico de Moura do Uruguai e Diego Arrebola do Brasil foi da sustentabilidade, da agricultura orgânica e biodinâmica para equilíbrio ambiental.

Produtores presentes nesta edição 2018 foram: Alto de la Ballena, Ariano, Artesana, Bouza, Bracco Bosca, Carrau, Casa Grande, CastilloViejo, Cerro Capeu, De Lucca, El Capricho, Establecimiento Juanicó – Familia Deicas, Familia Dardanelli, Familia Traversa, Favretto Dragone, Filgueira, Finca Narbona, Garzón, Marichal, Montes Toscanini, Nabune, Pisano, Pizzorno, Viña Edén e Viña Progreso.
No tasting da masterclass e na feira – nós do Empratado reservamos 6 vinhos do qual vale a pena conhecer.

Pizzorno

Trata-se de um Tannat 2018 feito por maceração carbônica. Jovem e muito agradável teve a uva francesa Gammay como inspiração por conta dos Beaujolais. De fato, nem parecia um Tannat. Nos aromas mirtilo, amora, morango, violeta e muito frescor. Ótimo para acompanhar uma pizza. Importado pela Grand Cru. www.grandcru.com.br

Familia Dardanelli

Ainda sem importador no Brasil – O Merlot Reserva Familiar 2016 é impressionantemente bom. Leve e macio como um Merlot costuma ser, tem alta intensidade aromática de frutas vermelhas como morangos e framboesas. É fresco com acidez equilibrada e taninos delicados no paladar. Agradável traz boa persistência final de fruta na boca. Contato: Eliana Comesaña [email protected]

Garzón

A grandiosa Grazón apresentou seu Petit Clos 2016. Um 100% Cabernet Franc delicioso. Complexo traz frutas vermelhas e negras, além de toque de cacau e pimenta negra. No paladar é encorpado, agradável e macio no final. A vontade de tomar mais uma taça é inevitável. Prove o Rosé de Pinot Noir deles, é adorável. Importado por World Wine. www.worldwine.com.br

De Lucca

O Rio Colorado 2011 é o chamado novo Tannat. Bem frutado e redondo no nariz. Traz mirtilo, boa acidez, taninos equilibrados e deliciosa persistência. Bom equilíbrio no carvalho e leveza para beber. Importado por Premium – www.premiumwines.com.br

Montes Toscanini

Foi servido o Gran Tannat Premium 2015. O vinho é incrível. É um Tannat clássico da escola antiga. É delicioso - traz chocolate, menta, cacau, nozes, café, notas tostadas e muita complexidade de evolução. Com passagem de carvalho americano por 18 meses, na boca é intenso e estruturado. Acidez e taninos afinados e muito sabor. Vinhaço! Importado pela Casa Flora – www.casaflora.com.br

Bodega Nabune

E finalizamos com um vinho fortificado da Bodega Nabune. Sem importador, o Vino de Solera – feito da variedade Garnacha traz aquelas notas típicas de mel, frutas confitadas, passas e toque oxidado. Na boca bom corpo, boa acidez e notas de frutas secas. Incrível. Contato – Gerardo Nabune – [email protected]www.bodeganabune.com

 

Serviço: Wines of Uruguay e Tannat Tasting Tour 2018 em SP
www.winesofuruguay.com

Fotos: Site Empratado

 



O Empratado é uma página de jornalismo enogastronômico, que dá dicas semanais sobre o que acontece no mundo gourmet dentro e fora do Brasil. São sempre novidades fresquinhas sobre produtos, restaurantes, bares, novos pratos, pratos clássicos, entrevistas, presença de personalidades envolvidas com a arte do bem comer, receitas, histórias, vinhos, cervejas e matérias sobre os pequenos "achados" saborosos da baixa e alta gastronomia.
O site Empratado é independente e todos os estabelecimentos pautados pela página são isentos de qualquer tipo de pagamento que possam induzir opiniões nos textos ou resenhas de avaliação.
Você também pode nos acompanhar nas redes sociais.

O site Empratado é independente e todos os estabelecimentos pautados pela página são isentos de qualquer tipo de pagamento que possam induzir opiniões nos textos ou resenhas de avaliação.
Você também pode nos acompanhar nas redes sociais.

Empratado 2016 | Todos os direitos são reservados. Desenvolvimento: Leo Lima Tecnologia | Arte e Design Concept: Stone Studio.