28/08/2018 às 00:06

Wines of Chile 2018 impulsiona presença com seus clássicos no Brasil e mostra a Carménère como favorita nos cortes


Clássicos são clássicos principalmente se tratando de vinhos chilenos. E nesta recente edição do Wines of Chile, produtores e enólogos consagraram suas safras firmando-se ainda mais no mercado brasileiro.

Na esperada Masterclass estavam presentes os representantes da associação chilena de vinhos e da presença do ministro de relações exteriores do Chile Roberto Ampuero, além de 10 importantes produtores de vinho.

Receitas clássicas, cortes bordaleses e em especial a variedade Carménère teve destaque nas provas de apresentação como um unânime blend na 8ª edição da Wines of Chile em SP.

Vinícolas de renome como: Casa Silva, Valdivieso, El Principal, Concha y Toro, Ventisquero, Cousiño Macul entre tantos outros produtores presentes fizeram uma bela feira. A cada ano sempre uma grata surpresa pela organização.

É importante dar um norte ao consumidor iniciante brasileiro - poder conhecer e entender sobre os vinhos chilenos é muito bom, mas poder começar com os clássicos é ainda melhor. Ponto positivo à Wines of Chile. Separamos aqui quatro vinhos chilenos clássicos arrebatadores.

Viña El Principal

Safra 2014, conhecemos por meio do próprio enólogo Gonçalo Romano, o tinto Memorias. Um blend de Cabernet Sauvignon, Syrah e Petit Verdot que teve passagem por 17 meses em barricas de carvalho francês. É um vinho que se pode guardar por longo tempo seguramente. Embora jovem se mostrou complexo e encorpado. Nos aromas frutas vermelhas, frutas negras e especiarias. É um vinho para ser tomado lentamente, porque a graça do vinho está nas mudanças que ele vai trazer pra sua taça. Foi uma boa surpresa no paladar – com frutas negras e ameixas com taninos bem trabalhados e acidez equilibrada. Um belo trabalho. Importado pela Decanter.

Viña Concha y Toro

Talvez esse nome seja um pouco mais familiar. É a maior vinícola do Chile com várias linhas de vinho que cabem no bolso e gosto de quem consome. São vinhos sempre redondos e fáceis de beber. Sem erro na hora da compra. No tasting o enólogo Marcelo Papa apresentou o lançamento Marques de Casa Concha Etiqueta Negra 2016 – Um assemblage clássico bordalês de Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Petit Verdot. Também com potencial de longa guarda, nos chegou jovem, porém com personalidade forte. Nos aromas frutas vermelhas e cassis, há notas herbáceas também. Na boca é gostoso, vivo e com boa acidez, taninos e persistência chilena. Adoramos. Importado pela VCT Brasil.

Ventisquero

Outro nome bastante presente no mercado é a Viña Ventisquero. Com ela conhecemos o Enclave Cabernet Sauvignon safra 2011. Saboroso, trata-se de um blend de Cabernet Sauvignon, Petit Verdot, Carménére e Cabernet Franc. Aromas de frutas negras como amoras, cerejas, amarenas e notas mentoladas. Na boca amarenas, frescor, taninos bem trabalhados e fim persistente de fruta no paladar. Importado pela Cantu.

Por fim fechamos com a Viña Cousiño – Macul. Intitulado Lota 2011 é um blend de Cabernet Sauvignon e Merlot. Logo, cassis, mirtilo e amoras estão presentes nos aromas. É um vinho para tomar sem pressa com longas e agradáveis conversas. Na boca é agradável, encorpado, macio, fresco, frutado com taninos e acidez dentro da simetria. É marcante no inicio ao fim. Vale a experiência. Importado por Norimport.

Serviço: Wines of Chile – SP 2018
www.winesofchile.org

www.prochile.gob.cl

Fotos: Site Empratado



O Empratado é uma página de jornalismo enogastronômico, que dá dicas semanais sobre o que acontece no mundo gourmet dentro e fora do Brasil. São sempre novidades fresquinhas sobre produtos, restaurantes, bares, novos pratos, pratos clássicos, entrevistas, presença de personalidades envolvidas com a arte do bem comer, receitas, histórias, vinhos, cervejas e matérias sobre os pequenos "achados" saborosos da baixa e alta gastronomia.
O site Empratado é independente e todos os estabelecimentos pautados pela página são isentos de qualquer tipo de pagamento que possam induzir opiniões nos textos ou resenhas de avaliação.
Você também pode nos acompanhar nas redes sociais.

O site Empratado é independente e todos os estabelecimentos pautados pela página são isentos de qualquer tipo de pagamento que possam induzir opiniões nos textos ou resenhas de avaliação.
Você também pode nos acompanhar nas redes sociais.

Empratado 2016 | Todos os direitos são reservados. Desenvolvimento: Leo Lima Tecnologia | Arte e Design Concept: Stone Studio.