09/04/2018 às 17:32

Phillipe de Nicolay Rothschild: Um barão francês em São Paulo


Em entrevista para o site Empratado, o Barão Phillipe de Nicolay Rothschild fala de sua marca, do consumo da bebida no Brasil e de seu clube de vinho em São Paulo. 

Falar da marca Barons de Rothschild (Lafite), trata-se de um dos nomes mais reputados da região de Bordeaux, na França. O produtor que traz a marca bordaleza é sinônimo de tradição e expertise no velho mundo. Quando se fala nos vinhos com o símbolo das 5 flechas dos Barões Rothschild sempre se gera grande expectativa – um consenso único, que resulta em classe, elegância, royalty e agora acessibilidade no Brasil.

Philippe de Nicolay chegou a São Paulo há 8 anos, idealizou o Magnum Club com a intenção de trazer bons vinhos da França, Itália, Chile, Argentina, rótulos premiados e, vinhos da marca Domaines de Barons Rothschild (Lafite).

Site Empratado: O que é vinho para o senhor?

Phillipe de Nicolay: Vinho para mim é 100% prazer. Minha família na França tem mais de um centenário de tradição e envolvimento no trabalho na produção de vinhos. O vinho faz parte da minha vida. Minha primeira taça foi na adolescência.

Site Empratado: Qual é a característica mais importante dos vinhos Barons de Rothschild Lafite?

Phillipe de Nicolay: É a forte tradição do cultivo das uvas e o modo de vinificação, que a família realiza há anos. Há muito amor e cuidado em fazer os vinhos clássicos.

Site Empratado: Acha que o futuro do vinho é torná-lo natural, orgânico e biodinâmico?

Phillipe de Nicolay: Nossos vinhos são bio, só não está especificado nos rótulos. É necessário cuidar do meio ambiente para que a natureza nos dê boas uvas.

Site Empratado: O senhor trouxe um Chateau d’ Aussières safra 2013 para degustação. Porque escolheu esse rótulo?

Phillipe de Nicolay: Por que você não conhece ainda. É uma nova vinícola que compramos com a denominação de origem em Corbières. É um blend de Grenache, Syrah, Mouvèdre e Carignam.

Site Empratado: Acha que os brasileiros estão consumindo mais vinhos?

Phillipe de Nicolay: Acho que está sim, mas espero que melhore ainda mais. Nesses oito anos de São Paulo, vi que até a gastronomia melhorou e espero também que continue avançando.

Site Empratado: O senhor desenvolveu um clube de vinhos em SP, fale um pouco sobre esse trabalho.

Phillipe de Nicolay: Sim, se chama Magnum Club. É um clube de vinho que fiz do jeito que eu gostaria de participar. Há muito respeito com o cliente. Não há imposições há sugestões, mas o paladar é do cliente. Há um leque de possibilidades e valores de rótulos simples aos mais importantes. Dependendo da faixa de valor que o cliente escolher para pagar por mês, ele terá de 50%, 75% ou 100% do portfólio de vinhos disponível no club.

Site Empratado: Se tivesse um vinho para você tomar para o resto de sua vida, qual seria?

Phillipe de Nicolay: Essa pergunta é muito difícil, mas eu deveria dizer Lafite, mas como o paladar vai se modificando com o tempo acho que escolheria Château l' Évangile até o resto da minha vida. Gosto dos grandes Bordeaux, mas também gosto dos grandes Borgonha. O La Tâche para mim é um presente incrível.

Durante a entrevista provamos o Champagne Blanc de Blancs Barons de Rothschild. Com perlages pequenas e rápidas, as adoráveis borbulhas trazem frescor, notas cítricas de grapefruit e tangerina e notas de panificação. No paladar tem cremosidade com acidez saborosa e final marcante e longo. (Para sócios o valor é especial no club).

Em seguida com uma hora de decanter, o Barão francês nos apresentou o tinto Château D’ Aussières 2013 – novidade no mercado brasileiro, que já é atraente nos aromas de frutas vermelhas e negras. "Il est vif" (Ele é vivo e dominado) - fizemos esse comentário sobre seu vinho. É fácil de gostar e de beber. É um assemblage de Grenache, Syrah, Mouvèdre e Carignan, que resultou em equilíbrio, sutileza e persistência no paladar. Os taninos são macios e o vinho deixa um sabor final de amora na boca. Sem erro! (Valores especiais para sócios do club).

 

Serviço: Barão Philippe de Nicolay Rothschild / Magnum Club
www.magnumclub.com.br

Fotos: Katiuska Sales

 



O Empratado é uma página de jornalismo enogastronômico, que dá dicas semanais sobre o que acontece no mundo gourmet dentro e fora do Brasil. São sempre novidades fresquinhas sobre produtos, restaurantes, bares, novos pratos, pratos clássicos, entrevistas, presença de personalidades envolvidas com a arte do bem comer, receitas, histórias, vinhos, cervejas e matérias sobre os pequenos "achados" saborosos da baixa e alta gastronomia.
O site Empratado é independente e todos os estabelecimentos pautados pela página são isentos de qualquer tipo de pagamento que possam induzir opiniões nos textos ou resenhas de avaliação.
Você também pode nos acompanhar nas redes sociais.

O site Empratado é independente e todos os estabelecimentos pautados pela página são isentos de qualquer tipo de pagamento que possam induzir opiniões nos textos ou resenhas de avaliação.
Você também pode nos acompanhar nas redes sociais.

Empratado 2016 | Todos os direitos são reservados. Desenvolvimento: Leo Lima Tecnologia | Arte e Design Concept: Stone Studio.