09/04/2018 às 15:50

Os top italianos do Guia Gambero Rosso 2018


Falar de vinho italiano é falar de tradição de vitivinicultura, técnica, de paixão e qualidade superlativa. Com mais de 30 anos de trabalho, o Guia italiano Gambero Rosso tem como objetivo principal de aproximar novos produtores e rótulos já renomados ao mercado mundial. São 42 mil provas de vinho para escolher e licenciar 22 mil tipos de vinho.

Os tintos italianos apresentados na Masterclass do Gambero Rosso 2018

A edição especial 2018 aconteceu em São Paulo no Hotel Unique. O evento grandioso no tamanho e no número de garrafas em exposição – chegaram ao número de mais de 200 rótulos com boas surpresas vindas de 42 vinícolas de renome. Algumas delas sendo: Allegrini, Masi, Bolla, Gaja, Bellavista, Ferrari, Rocca delle Macìe, Torrevento entre muitos outros.

Em Master Class dobrada e conduzida pelo editor sênior do guia Vini d’Italia, Marco Sabellico, foram 19 amostras apresentadas aos jornalistas entre elas: espumantes, brancos e tintos. Em âmbito geral os vinhos apresentados traziam estrutura, delicadeza, boa efervescência e maciez ao paladar. Após a materclass, o top Italian Wines Road show de Barolos, Barbarescos, Brunellos, Barberas, Chiantis, Amarones e belos Franciacortas estava quase intransitável de tantos apreciadores.

A feira de vinhos italiana contou com o Top Italian Restaurants, também promovido pelo Gambero Rosso. Os restaurantes premiados foram: Fasano (2 forchette), Vinheria Percussi (2 bottiglie), Nino Cucina (2 gamberi), Osteria del Pettirosso (3 gamberi), Picchi (2 forchette) e Leggera Pizza Napoletana (tre spicchi e prêmio Contada Castaldi). Considerado pelo Guia italiano também foram: Wine Bar (1 a 3 Bottiglie), Fine Dining (1 a 3 forchtte), Restaurante Tradicional (1 a 3 gamberi), Pizzaria (1 a 3 “spicchi-pedaço de pizza).

 

Villa Sandi
Elaborado com a casta Prosecco é um espumante Extra Brut delicioso. Boa acidez, frescor, fruta, flor nos aromas e muita expressão no paladar com notas cítricas. É cremoso e traz sabores de fruta fresca. Delicado e com fim marcante. Importador: Barrinhas COM. Rio de Janeiro (21) 2131-0021 – www.barrinhas.com.br

Ferrari
Um dos primeiros nomes na Itália a produzir espumante. Borbulhas poderosas vindas do Trento. Notas de panificação, frescor, agradável acidez, pêssego fresco, força e elegância. É persistente e magnífico. Quem não conhece precisa provar. Importador: Decanter Vinhos. (+5547) 33260111. [email protected]

Agricole Gussalli Beretta

Show! Alta intensidade aromática. Bolhas rápidas e finas de Chardonnay - é um espumante seco, fresco, maçã madura, mineral e vibrante na acidez. Há notas de pão e tostados. Na boca tem cremosidade e persistência. Tem que provar! Sem importador: Tahaa Vinhos – Alameda dos Maracatins 1435 São Paulo.

Otella

Limpido e brilhante traz notas marcantes de fruta madura como goiaba. Bom no nariz e na boca. Com acidez deliciosa é um vinho fácil de gostar e de beber. Sem erro! Sem importador. www.otella.it / [email protected]

Gaja

Um Barbaresco 2014 perfumado e clarinho (lembra um Pinot Noir na cor). Taninos persistentes e bem trabalhados é saboroso e persistente no paladar. No nariz frutas vermelhas e frescor. O final é longo de fruta na boca.

Lunadoro

De Montepulciano temos um vinho floral, frutas vermelhas e negras, aniz e estrutura. É agradável e saboroso na boca. Taninos, frutas e boa persistência no final. Importador: Cencosud Brasil Comercial Ltda. RJ (+5521) 3418-9999 [email protected]

Dois bons exemplos vindo do Veneto – Amarone (Bolla) e Amarone (Masi). São vinhos e produtores premiados e reconhecidos por receitas que dificilmente erram a mão. O produtor Masi apresentou um Amarone della Valpolicella CL. Costasera safra 2012 – É um tinto especial e redondo. Especiarias estão destacadas no aroma, alem de frutas negras como ameixa e amora. Vibrante, com dulçor nos aromas e persistência final. Importador: Epice Importação. (+5511) 9867-41896 [email protected]

O Amarone della Vaolpolicella CL. 2016 do produtor Bolla traz características deliciosas de frutas vermelhas. Com dulçor nos aromas, o vinho tem persistência, delicadeza e final longo de fruta madura. Importador: Interfood Importação. (+5511) 26027255. [email protected]


Serviço: Guia Gambero Rosso 2018 – Top Italian Wines
Serviço: Top Italian Wines Roadshow - Gambero Rosso 2016 em São Paulo
Hotel Unique – São Paulo – Brasil
www.gamberorosso.it

Fotos: Site Empratado

 

 



O Empratado é uma página de jornalismo enogastronômico, que dá dicas semanais sobre o que acontece no mundo gourmet dentro e fora do Brasil. São sempre novidades fresquinhas sobre produtos, restaurantes, bares, novos pratos, pratos clássicos, entrevistas, presença de personalidades envolvidas com a arte do bem comer, receitas, histórias, vinhos, cervejas e matérias sobre os pequenos "achados" saborosos da baixa e alta gastronomia.
O site Empratado é independente e todos os estabelecimentos pautados pela página são isentos de qualquer tipo de pagamento que possam induzir opiniões nos textos ou resenhas de avaliação.
Você também pode nos acompanhar nas redes sociais.

O site Empratado é independente e todos os estabelecimentos pautados pela página são isentos de qualquer tipo de pagamento que possam induzir opiniões nos textos ou resenhas de avaliação.
Você também pode nos acompanhar nas redes sociais.

Empratado 2016 | Todos os direitos são reservados. Desenvolvimento: Leo Lima Tecnologia | Arte e Design Concept: Stone Studio.