02/04/2018 às 18:20

Almaviva 2015: Viña franco-chilena festeja 20 anos e exalta safra premiada


Da cadência musical vibrante da Ópera de “As Bodas de Fígaro”, de Mozart, o personagem Conde de Almaviva serviu de inspiração à viña franco-chilena para começar sua história no mundo do vinho – há 20 anos.

O terroir de Puente Alto, considerado o Grand Cru chileno e o savoir-faire do enólogo também franco-chile Michel Friou, renderam prêmios e reconhecimento internacional à marca. Para sua grata surpresa, a safra de 2015 recebeu 100 pontos James Suckling e foi reconhecida como o vinho no ano em 2017, em Hong Kong, no Great Wines of the World.

Grandioso e de dimensões internacionais, o vinho Almaviva da união entre as partes francesa de Baron Philipe de Rothschild e da chilena Viña Concha Y Toro resultaram nos últimos anos em reputação, royalty e classe.

Como nas Bodas de Fígaro, são diversas nuances de complexidade, contrastes e texturas nos aromas e paladar, onde a graça se encontra na rica capacidade de evolução, em um vinho que caminha de mãos dadas com a potência e a elegância.

De passagem rápida por São Paulo, Michel Friou apresentou a vigésima e premiada safra 2015, alem das safras 2011, 2007 e o Epu 2013 em almoço especial com a imprensa. ( Foto abaixo: enólogo chefe Michel Friou)

Friou conta que a característica mais marcante no Almaviva 2015 está no equilíbrio com suavidade entre frutas, madeira e taninos aveludados. “foi um ano nem muito quente nem muito frio, no Chile”, conta o enólogo. Em especial, a safra 2015 confere notas florais de violeta atribuindo caráter feminino ao vinho, não habitual.

As castas usadas para compor o clássico corte bordalês ficam por conta de 69% de Cabernet Sauvignon, 24% Carmenère, 5% Cabernet Franc e 2% de Petit Verdot.

Voilà! No nariz, a primeira informação olfativa é o floral da violeta seguido de frutas vermelhas, cassis e grafite. No paladar é vibrante, com taninos macios, equilíbrio, boa acidez e no final gosto de fruta intenso na boca. É um vinho jovem e majestoso. ( Já disponível no Brasil).

 Serviço: 20º aniversário da Viña Almaviva

Av. Sta. Rosa, 821 – Puente Alto – Chile

Tel: (+56) 2 2270-4200

www.almavivawinery.com

Fotos: Site Empratado

 



O Empratado é uma página de jornalismo enogastronômico, que dá dicas semanais sobre o que acontece no mundo gourmet dentro e fora do Brasil. São sempre novidades fresquinhas sobre produtos, restaurantes, bares, novos pratos, pratos clássicos, entrevistas, presença de personalidades envolvidas com a arte do bem comer, receitas, histórias, vinhos, cervejas e matérias sobre os pequenos "achados" saborosos da baixa e alta gastronomia.
O site Empratado é independente e todos os estabelecimentos pautados pela página são isentos de qualquer tipo de pagamento que possam induzir opiniões nos textos ou resenhas de avaliação.
Você também pode nos acompanhar nas redes sociais.

O site Empratado é independente e todos os estabelecimentos pautados pela página são isentos de qualquer tipo de pagamento que possam induzir opiniões nos textos ou resenhas de avaliação.
Você também pode nos acompanhar nas redes sociais.

Empratado 2016 | Todos os direitos são reservados. Desenvolvimento: Leo Lima Tecnologia | Arte e Design Concept: Stone Studio.