20/12/2017 às 16:37

Viña Almaviva celebra prêmio como o melhor vinho em 2017


Quando se fala nos vinhos Almaviva sempre se gera grande expectativa – um consenso único. A fusão entre as partes francesa de Baron Phillipe de Rothschild e da chilena Viña Concha y Toro resultaram em classe, elegância, royalty e prêmios conquistados.

A ideia inicial entre as duas renomadas empresas de vinho era a principio, produzir um vinho grandioso de dimensões internacionais. E agora 20 anos depois a marca Almaviva é reconhecida como a melhor.

A safra 2015 de Almaviva foi reconhecida como a melhor do ano de 2017, atingindo a nota máxima de pontuação - segundo James Suckling. A entrega do premio aconteceu durante o evento na Ásia no Great Wines of the World.

Em entrevista falamos com o enólogo chef da vinícola Almaviva – Michel Friou, sobre o que fez a safra 2015 ser tão especial.

Site Empratado: Como foi a safra de 2015 em Puente Alto?

Michel Friou: A safra 2015 foi balanceada em relação ao clima, não houve nem calor e nem frio em excesso. Foi finalmente um ano mais clássico. Tivemos a maior produção e tamanho de bagas, o que nos permitiu alcançar ótima relação entre pele e suco dentro das bagas, gerando assim um excelente equilíbrio e qualidade de taninos no vinho 2015.

Site Empratado: Qual é a característica principal do Almaviva 2015?

Michel Friou: “Equilíbrio”. Equilíbrio entre fruta e acidez, equilíbrio entre uma madeira sem excesso e bem integrada trazendo qualidade de taninos muito finos e suaves e de grande acessibilidade por um vinho tão jovem.

Site Empratado: Você esperava ganhar o prêmio?

Michel Friou: Não, ganhar este prêmio foi uma surpresa.

Para o enólogo francês com “toque de midas”, a proporção de 69% de Cabernet Sauvignon, 24% Carmenère, 5% Cabernet Franc, e 2% de Petit Verdot mais 18 meses de envelhecimento em barril de carvalho francês novo revelou um vinho frutado e elegante. Com frutas vermelhas como cassis e framboesas e notas de grafite nos aromas. Conferindo ainda toque floral de violeta trazendo um caráter feminino, não habitual.


Serviço: Viña Almaviva

www.almavivawinery.com

A safra 2015 de Almaviva estará disponível no Brasil em 2018

Fotos: Divulgação



O Empratado é uma página de jornalismo enogastronômico, que dá dicas semanais sobre o que acontece no mundo gourmet dentro e fora do Brasil. São sempre novidades fresquinhas sobre produtos, restaurantes, bares, novos pratos, pratos clássicos, entrevistas, presença de personalidades envolvidas com a arte do bem comer, receitas, histórias, vinhos, cervejas e matérias sobre os pequenos "achados" saborosos da baixa e alta gastronomia.
O site Empratado é independente e todos os estabelecimentos pautados pela página são isentos de qualquer tipo de pagamento que possam induzir opiniões nos textos ou resenhas de avaliação.
Você também pode nos acompanhar nas redes sociais.

O site Empratado é independente e todos os estabelecimentos pautados pela página são isentos de qualquer tipo de pagamento que possam induzir opiniões nos textos ou resenhas de avaliação.
Você também pode nos acompanhar nas redes sociais.

Empratado 2016 | Todos os direitos são reservados. Desenvolvimento: Leo Lima Tecnologia | Arte e Design Concept: Stone Studio.