15/10/2017 às 17:11

Turismo enogastronômico: Agora chegou a vez do Uruguai


Foto: O Vice ministro do turismo do Uruguai - Benjamin Liberoff

País de dimensões pequenas traz um dos maiores PIB per capita, índice de qualidade de vida, tecnologia e internet e tem atraído principalmente pessoas por conta de seus vinhos e gastronomia local.

Fazendo fronteira com o Rio Grande do Sul no Brasil, O Uruguai tem provocado interesse e procura por turismo.
Em evento promovido pelo Consulado Geral do Uruguai, tivemos a presença da Consulesa Geral do Uruguai Flávia Pisano e o Vice ministro do turismo do Uruguai Benjamin Liberoff, que nos falou sobre o interesse de movimentar ainda mais o turismo uruguaio.

O local escolhido para o intercambio Uruguai/Brasil foi o Rincon Escondido, na Vila Madalena em São Paulo. Espaço aconchegante, com gastronomia típica, que acompanha cervejas e vinhos uruguaios. No menu morcillas, mollejas e as apetitosas parrillas ao molho de chimichurri.

Tivemos uma aula show de churrasco uruguaio com Francisco Mancuso, explanando quantidade de sal, diferentes chamas e temperaturas na churrasqueira, variedade de cortes e assados. Além de prepararmos nosso próprio molho de chimichurri - tudo regado a bons vinhos da carta da casa.

De 10 anos para cá, os vinhos uruguaios ganharam qualidade exponencial, que despertou interesse dentro e fora do país - o enoturismo é uma das atrações favoritas, que o país traz aos apaixonados por vinho.

A variedade francesa Tannat, que reina no Uruguai, também abre espaço a outras cepas como: Cabernet Sauvignos, Pinot Noir, Merlot, Petit Verdot e variedades brancas também.

No uruguaio Rincon Escondido, provamos quatro tintos equilibrados e altamente recomendáveis. Dentre eles: Um Tannat 2015 da vinícola Bodegones del Sur e o Atlántico Sur – Tannat 2014 da Familia Deicas.

Bodegones Del Sur

Principal característica, equilíbrio no paladar e nos aromas. Com apenas dois anos está redondo e gostoso de beber. No nariz notas persistentes de frutas negras (amoras, cerejas e mirtilo), além do cacau e tostados. Na boca é potente e elegante com taninos macios, acidez equilibrada e final intenso.

Atlántico Sur

Familia Deicas é uma das marcas favoritas dos apreciadores. Com vinhedos nas regiões de Progreso, Canelones, Juricó entre outras, produz um Tannat como ninguém. A safra de 2014 está pronta para beber. É a elegância e potencia de mãos dadas. Os aromas reservam cerejas, amoras, mirtilo, notas de violeta, chocolate e tostados. Na boca é macio, com taninos bem trabalhados, concentração e final longo de fruta negra no paladar. Inesquecível.

Já foi ao Uruguai? Já provou algum vinho de lá? Nos conte sua experiência.

Serviço: Ministério do Turismo do Uruguai
Local: Rincon Escondido
Rua Madalena, 69 – Vila Madalena/SP
Tel: (11) 98996-1200
Fotos: Nicolas Diaz Tillard



O Empratado é uma página de jornalismo enogastronômico, que dá dicas semanais sobre o que acontece no mundo gourmet dentro e fora do Brasil. São sempre novidades fresquinhas sobre produtos, restaurantes, bares, novos pratos, pratos clássicos, entrevistas, presença de personalidades envolvidas com a arte do bem comer, receitas, histórias, vinhos, cervejas e matérias sobre os pequenos "achados" saborosos da baixa e alta gastronomia.
O site Empratado é independente e todos os estabelecimentos pautados pela página são isentos de qualquer tipo de pagamento que possam induzir opiniões nos textos ou resenhas de avaliação.
Você também pode nos acompanhar nas redes sociais.

O site Empratado é independente e todos os estabelecimentos pautados pela página são isentos de qualquer tipo de pagamento que possam induzir opiniões nos textos ou resenhas de avaliação.
Você também pode nos acompanhar nas redes sociais.

Empratado 2016 | Todos os direitos são reservados. Desenvolvimento: Leo Lima Tecnologia | Arte e Design Concept: Stone Studio.