18/09/2017 às 13:27

Rolha de cortiça: O inimitável protetor dos vinhos


A leveza da proteção

A cortiça acompanha o homem desde o inicio dos tempos, quando era utilizada como calçado. Em seguida notou-se, que era o melhor vedante de bebidas – em especial o vinho.

De lá pra cá, a rolha de cortiça vem sendo pesquisada para atingir sua perfeição protegendo cada vez mais os vinhos que consumimos. A maior concentração do cultivo de sobreiros – (arvore que produz a cortiça), está em Portugal. São investidos milhões de euros em tecnologia para deixar a cortiça e seu produto final – inimitável.

Um produto singular e leve são divididos em seis categorias:

Rolha natural: (peça única, extraída diretamente da prancha de cortiça).
A rolha natural colmatada: (rolha natural onde seus poros são preenchidos com pó de cortiça).
Rolha de Champagne: (é uma fusão de rolhas técnicas, com o corpo aglomerado e com um, dois ou três discos num dos topos, com um diâmetro maior que as rolhas normais).
Rolha técnica: (1+1) - (Constituídas por um corpo de cortiça aglomerada muito densa e com discos de cortiça natural colados em um ou dois topos.).
Rolha técnica micro granulada: (Rolhas de nova gerção com um corpo de cortiça aglomerada de granulometria específica).
Rolha capsulada: (Rolhas de cortiça natural, onde no topo é colocada uma capsula de madeira, PVC, metal ou vidro. Rolha tipicamente usada em vinhos do Porto).

Elástica e segura, a rolha de cortiça é tema de masterclass promovida pela APCOR – Associação Portuguesa de Cortiça conduzida pelo mestre e embaixador da cortiça no Brasil – Carlos Cabral, onde deu detalhes da importância da escolha do vinho por uma vedação mais segura, confiável e autentica.

O vinho e a rolha de cortiça vêem sendo companheiros íntimos por anos. Optar por um vinho protegendo sua bebida com segurança, é levar a cultura e o cuidado do meio ambiente em direção ao futuro. É um clássico que não sai de moda. #escolhacortiça e saúde!


Serviço: Escolha Cortiça

www.apcor.pt

www.realcork.org

Fotos: Site Empratado



O Empratado é uma página de jornalismo enogastronômico, que dá dicas semanais sobre o que acontece no mundo gourmet dentro e fora do Brasil. São sempre novidades fresquinhas sobre produtos, restaurantes, bares, novos pratos, pratos clássicos, entrevistas, presença de personalidades envolvidas com a arte do bem comer, receitas, histórias, vinhos, cervejas e matérias sobre os pequenos "achados" saborosos da baixa e alta gastronomia.
O site Empratado é independente e todos os estabelecimentos pautados pela página são isentos de qualquer tipo de pagamento que possam induzir opiniões nos textos ou resenhas de avaliação.
Você também pode nos acompanhar nas redes sociais.

O site Empratado é independente e todos os estabelecimentos pautados pela página são isentos de qualquer tipo de pagamento que possam induzir opiniões nos textos ou resenhas de avaliação.
Você também pode nos acompanhar nas redes sociais.

Empratado 2016 | Todos os direitos são reservados. Desenvolvimento: Leo Lima Tecnologia | Arte e Design Concept: Stone Studio.