18/07/2017 às 15:09

Viña Cobos: Paul Hobbs dá aula de enologia e apresenta seu Cobos Chañares Malbec


Lançamento argentino

Não é todo dia que temos o californiano Paull Hobbs no Brasil, dando uma aula de história de vida e de vinho. Em apresentação memorável, o enólogo responsável pela Viña argentina Cobos recebe especialistas em SP, com a produção feita pela importadora Grand Cru. Hobbs conta à imprensa que praticamente nasceu em cima de um cavalo, e que sua família, na cidade de Buffalo, no Estado de NY, produzia maçãs. O vinho, veio a ter sua primeira experiência aos 18 anos.

Quanto à conquista de ter o desafio de cultivar uvas no Vale do Uco, na Argentina, Hobbs conta que a parceria é importante: “Tive sugestões para escolher a França como segunda vinícola para trabalhar, mas a América do Sul me chamava mais atenção, então apareceu a oportunidade na Argentina. Ter parceiros nessa hora faz toda a diferença”.

Diferenças marcantes de carvalho francês e americano, a importância do polifenóis para deixar os taninos mais macios, terroir, diversidade de solos, climas e as variedades de uva foram a base da conversa do enólogo norte americano.

“Treinar e treinar os extremos é muito válido, para que o foco seja a insistência e a paciência para ter bons resultados de boas uvas”, Paull Hobbs.

Com produção 100% orgânica, Hobbs diz que a mãe natureza faz a fermentação original e ele faz o controle para que não haja desperdício com a vinificação.

No tasting, quatro rótulos foram abertos aos jornalistas como: Cobos Bramare – Vale do Uco, Luján Cuyo 2014 e o Cobos Cocodrilo 2014. Que na sua personalidade trazem potencia, alta intensidade aromática, persistência e sabor.

Já o protagonista do tasting – o Cobos Chañares Vineyard 2014 ganhou a atenção de todos os presentes. Vinho mais caro da Argentina – R$2.349,00 – teve 2.160 garrafas produzidas, onde é encontrado na importadora exclusiva Grand Cru.

Hobbs diz que seu Cobos Malbec é como um encontro de Mendoza com Nappa Valley e que para ele a safra 2014 de lançamento é como um botão de flor, que ainda tem tempo até desabrochar.

O vinho “queridinho” de enólogo se trata de um 100% Malbec com frutas vermelhas e negras, notas de chocolate, tostados e especiarias como pimenta preta e frescor nos aromas. No paladar é encorpado, com acidez equilibrada, com taninos aveludados, frutas negras como mirtilo e cerejas, e longo no final.

Sobre planos e desafios: “Sim, continuar com a produção do Malbec e do Cabernet Franc e um desafio para hoje e futuro é destacar o Cabernet Sauvignon na Argentina”, finaliza Paull Hobbs.

 


Serviço: Viña Cobos
Importadora Crand Cru
Rua Bela Cintra, 1799 – Jardins/SP
Tel: (11) 3062-6388
www.grandcru.com.br

Fotos: Site Empratado



O Empratado é uma página de jornalismo enogastronômico, que dá dicas semanais sobre o que acontece no mundo gourmet dentro e fora do Brasil. São sempre novidades fresquinhas sobre produtos, restaurantes, bares, novos pratos, pratos clássicos, entrevistas, presença de personalidades envolvidas com a arte do bem comer, receitas, histórias, vinhos, cervejas e matérias sobre os pequenos "achados" saborosos da baixa e alta gastronomia.
O site Empratado é independente e todos os estabelecimentos pautados pela página são isentos de qualquer tipo de pagamento que possam induzir opiniões nos textos ou resenhas de avaliação.
Você também pode nos acompanhar nas redes sociais.

O site Empratado é independente e todos os estabelecimentos pautados pela página são isentos de qualquer tipo de pagamento que possam induzir opiniões nos textos ou resenhas de avaliação.
Você também pode nos acompanhar nas redes sociais.

Empratado 2016 | Todos os direitos são reservados. Desenvolvimento: Leo Lima Tecnologia | Arte e Design Concept: Stone Studio.