18/07/2017 às 12:31

Especial Vinhos: O Velho Mundo da Cantú


Como num encontro secreto, a Importadora Cantú reuniu uma mesa seleta de produtores e enólogos para um tasting de almoço, com a imprensa e experts do mundo do vinho. As principais vinícolas do Novo e Velho Mundo estavam presentes com amostras para uma apresentação breve e descontraída.

Por sorte, nos sentamos entre dois notáveis produtores – Paolo Edoardo Giusti da vinícola italiana I Giusti & Zanza e Pedro Poças Pintão da vinícola portuguesa Poças Jr.

Especial por ser a primeira vinícola do portifolio da Cantú, os toscanos de Paolo Edoardo impressionaram pelo equilíbrio e elegância. Nos foi apresentado o Tinto Dulcamara 2007. É um blend de Merlot, Cabernet Sauvignon e Petit Verdot. E o segredo desse vinho? “O equilíbrio e muito cuidado, disse Paolo. O vinho é como um filho que você cria com amor, paciência e dedicação”.


Trata-se de super toscano elegante no nariz, com frutos negros maduros – como mirtilo e amoras, além das notas de florais de violeta e tostados. Na boca é vivo com estrutura, sabor, elegância, taninos macios com final longo e marcante.

Da Itália para Portugal, ainda na mesma mesa, a conversa com Pedro da Quinta Poças Jr. nos aproximou da tradição, experiência e de um Vinho do Porto singular. Elaborando vinhos fortificados desde 1918, a história começou com uma dívida paga com uma vinícola e daí em diante, o trabalho começou.


Na ocasião, outra joia nos foi apresentada a mesa. Um Porto Tawnie de 25 anos em barrica,. Um veludo da safra 92 (Colheita 1992), com mel, cascas de laranja, nozes, frutas secas e acidez nos aromas. No paladar – tâmaras, cítricos, equilíbrio e vontade de tomar mais uma taça. Incrível.


Serviço: O Velho Mundo da Cantú
Importadora Cantu
Tel: (11) 2144-4455
www.cantuimportadora.com.br

www.pocas.pt

www.igiustiezanza.it

Fotos: Divulgação
Fotos: Site Empratado

 



O Empratado é uma página de jornalismo enogastronômico, que dá dicas semanais sobre o que acontece no mundo gourmet dentro e fora do Brasil. São sempre novidades fresquinhas sobre produtos, restaurantes, bares, novos pratos, pratos clássicos, entrevistas, presença de personalidades envolvidas com a arte do bem comer, receitas, histórias, vinhos, cervejas e matérias sobre os pequenos "achados" saborosos da baixa e alta gastronomia.
O site Empratado é independente e todos os estabelecimentos pautados pela página são isentos de qualquer tipo de pagamento que possam induzir opiniões nos textos ou resenhas de avaliação.
Você também pode nos acompanhar nas redes sociais.

O site Empratado é independente e todos os estabelecimentos pautados pela página são isentos de qualquer tipo de pagamento que possam induzir opiniões nos textos ou resenhas de avaliação.
Você também pode nos acompanhar nas redes sociais.

Empratado 2016 | Todos os direitos são reservados. Desenvolvimento: Leo Lima Tecnologia | Arte e Design Concept: Stone Studio.